EGPA apresenta painel sobre governança no VIII Consad
A Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) está participando do VIII Congresso Consad - Conselho Nacional dos Secretários de Administração, que congrega representantes das 27 unidades da Federação, com o painel “Governança Pará: as condições para a operacionalização do modelo de governança – o papel da Escola de Governança no Estado do Pará”. O congresso, que começa hoje e prossegue até dia 27, está sendo realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em em Brasilia (DF).
A Escola de Governança será representada pelo diretor geral Ruy Martini Santos Filho, pelo assessor técnico Adelino Monteiro e pelo coordenador do centro de graduação e cursos profissionalizantes, Luiz Flávio Solano. ““Este trabalho está centrado na grande reforma administrativa pela qual o Estado vem passando, desde o início do ano, onde as estruturas administrativas foram reformuladas dentro de um modelo de governança. A própria Escola de Governo foi reformulada e passou a se chamar Escola de Governança Pública do Estado do Pará, com base em um modelo de gestão que passa pela descentralização administrativa, com a ampliação dos centros regionais. Com isso, a EGPA assumiu um papel fundamental, que é formar capital social, trabalhando as competências necessárias para a gestão da governança pública", ressalta Martini.
O congresso tem uma linha bem diversificada de ofertas, todas elas voltadas para a gestão pública. Ao longo da programação serão apresentados, simultaneamente, 100 painéis, cada um com duração de 20 minutos e voltados ao tema "governança". Vários projetos de todo o país são enviados a um comitê editorial, que seleciona as iniciativas participantes. “Nós enviamos três projetos, sendo que um foi aprovado para apresentação. Esta é a primeira vez que a autarquia participa do Consad como expositor. Nas edições anteriores, participamos apenas como espectadores”, destaca Adelino Monteiro.