Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Fórum lançado pela Sespa capacita profissionais em saúde mental

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/05/2015 17h33

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, fez nesta quarta-feira (27), na Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), o lançamento do fórum “Diálogos em Saúde Mental”. O objetivo e discutir com os profissionais de saúde, uma vez por mês, temas importantes relacionados ao assunto. O primeiro escolhido foi “Saúde Mental: Rede e Território”.

O encontro faz parte da implementação e fomento da Rede de Atenção Psicossocial. O objetivo é discutir as formas de promover a capacitação dos trabalhadores da área com debates de temas relacionados à integralização dos pontos de atenção da rede e lançar um espaço de educação permanente mensal. Serão abordados diversos temas, escolhidos pelos trabalhadores, em oito encontros.

“Hoje é necessário criar dentro do espaço de trabalho possibilidades de interações intersetoriais. O conhecimento sobre o funcionamento dos diversos pontos de atenção, constituídos na rede de saúde mental, permite melhor direcionamento do profissional e do usuário”, disse a coordenadora estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Marilda Couto.

“Este é um momento de integração, de relações de pessoas, e além da oportunidade de se qualificar, também traremos convidados, como professores e dois alunos residentes que usam o nosso espaço de trabalho no campo de suas pesquisas de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, para apresentar o resultado das pesquisas”, acrescentou Marilda.

A Coordenação de Saúde Mental promove ações no Estado em alusão ao 18 de maio, data comemorada nacionalmente como Dia da Luta Antimanicomial, cujo tema este ano foi “Saúde mental em rede: todos juntos no cuidado”. Visitas técnicas e monitoramentos aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) foram feitos em Belém e nos municípios de Redenção e Conceição do Araguaia. Entre os resultados, estão a implantação de leitos para saúde mental e o apoio técnico para a implantação de um Caps para o cuidado de pessoas com problemas relacionados ao abuso de álcool e drogas.

“O fórum é um espaço em que se propõe trabalhar a troca de experiência e saberes na área de saúde mental e atenção psicossocial, com a apresentação de todos os atores que estão envolvidos”, disse Sônia Bahia, coordenação de Educação na Saúde. Segundo a psicóloga Lucicleide Santiago, o evento auxilia os trabalhadores que estão em ações diretas com o pacientes. “Sentimos a necessidade dessa rede integrada, de conhecer os serviços e mapear nosso território”, assinalou.