SuperNorte 2017: Feira do setor supermercadista abre as portas no Hangar
A 20ª Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte – SuperNorte 2017, aberta nesta quarta-feira, 4, deve fechar R$ 85 milhões em negócios este ano, 30% a mais do que em 2016, e deve atrair pelo menos 30 mil pessoas até esta sexta-feira, 6, ao Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, onde é realizada.
O tema deste ano é “Mudar, agir, evoluir”. A Feira, que conta com mais de 70 expositores, é direcionada para os anseios do consumidor, com experiências de impactos positivos no crescimento das empresas, segundo os organizadores. A abertura do evento contou com a participação do Procurador Geral do Estado, Ophir Cavalcante Jr., que representou o governador do estado, Simão Jatene. A abertura contou também com uma palestra do jornalista Arnaldo Jabor e terá como palestrante, na sexta-feira, o prefeito de São Paulo, João Dória.
A data do evento é uma das novidades deste ano. Antes, a feira era realizada após o Círio, mas este ano foi aberta alguns dias antes. O presidente da Aspas, Jorge Portugal, destacou que a antecipação na data foi para melhor atingir o grande público que se encontra em Belém para as festividades do Círio de Nazaré e para que os expositores pudessem participar da Feira e do Círio com mais tranquilidade.
Ele destacou que este ano há uma vertente solidária da SuperNorte, já que os produtos em exposição serão doados, após o término da programação, para instituições de caridade previamente cadastradas. “Nós reunimos na SuperNorte o maior setor supermercadista da região Norte, que gera 10% do PIB estadual em três mil lojas e 40 mil empregos indiretos”, falou Portugal.
Outra mudança significativa é quanto ao foco da SuperNorte 2017, o ponto central da feira é a realização de negócios e não apenas relacionamento, como nos anos anteriores. Os expositores foram orientados a procurar meios de atrair clientela, como por exemplo, promoções, prazos e descontos nos produtos e serviços. Além dessas mudanças, a feira deve contar com um número significativo de empresas de outras regiões do País.
Para Ophir Cavalcante, o Governo reconhece os relevantes serviços prestados à economia do Estado pelo setor. “De fundamental relevância para a distribuição de renda, para o desenvolvimento da economia do Estado e para o combate à pobreza e desigualdade”, ressaltou. Ele ainda comentou que é notável a crença que o setor supermercadista tem no Pará ao desenvolver seu trabalho com seriedade.
Maior feira do Norte
Criada em 1997, a SuperNorte é uma das maiores feiras do setor supermercadista do Brasil, referência no desenvolvimento econômico do Pará e da região Norte. Com um tema diferente a cada edição, o evento tem sido palco de importantes discussões a respeito do futuro dos negócios na Amazônia e das tendências em gestão empresarial, varejo e comportamento do consumidor.
A feira de produtos, serviços e tecnologias para o autosserviço atrai expositores e visitantes de todo o país, com participação de empresas de diversos segmentos. Palestrantes de renome nacional e internacional ancoram a programação, que oferece ainda cursos técnicos para profissionais do setor e visitas monitoradas às lojas de Belém.
A cerimônia oficial de abertura contou com a presença de autoridades, empresários e executivos de indústrias e multinacionais, e foi seguida pela inauguração da feira de negócios, que reúne mais de 70 expositores de produtos, serviços e tecnologias para supermercados, magazines e outros segmentos.
Foco no consumidor
Dentre os órgãos do Governo do Pará que participam da SuperNorte, o público poderá conhecer a rotina de trabalho dos técnicos que atuam no Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) e poderão tirar dúvidas e aprofundar conhecimentos específicos. Os profissionais do Imetropará mostrarão como é executado o trabalho de verificação de qualidade dos produtos comercializados em lojas e demais estabelecimentos. “A presença do Inmetro é para estreitar o relacionamento com os supermercados e com os fornecedores, orientando o lado da concorrência justa e leal e a proteção do consumidor”, explicou o presidente do Imetropará, Jorge Rezende.
A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), também realiza atendimento ao público local e a aproximação entre fornecedor e consumidor durante os três dias de evento. O Procon orientará consumidores e fornecedores acerca dos seus direitos e garantias de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e distribuirá materiais explicativos, como o Manual de Defesa do Consumidor, cartilhas e folders.