Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRADIÇÃO

Polícia Militar reúne oficiais, praças e moradores no 44º Círio da corporação

A Imagem da padroeira percorreu 3 quilômetros até o Oratório de Nossa Senhora das Graças

Por Lázaro Magalhães (SECOM)
08/10/2026 12h33

Devoção e homenagens marcaram a 44ª edição do Círio da Polícia Militar nesta quinta-feira (8). A programação começou com celebração da missa no Santuário de Fátima, em Belém. A procissão percorreu 3 quilômetros até o Oratório de Nossa Senhora das Graças, com a participação de oficiais, praças e moradores.

A celebração foi presidida pelo arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Júlio Akamine. Na homilia, ele agradeceu o empenho de homens e mulheres que deixam suas casas para proteger a população paraense todos os dias.

O capelão da Polícia Militar na reserva e cocelebrante da missa, coronel Elói Wayth de Souza, destacou a importância do momento de fé para a tropa. “A Polícia Militar está à disposição dessa grande procissão e da multidão. Por que fazemos o Círio há 44 anos? Porque no dia do Círio o policial não consegue participar com uma efetiva vida de oração. Portanto, o nosso Círio é mais um instrumento na rota dos Círios que realizamos”, informou o capelão.

Ao final da celebração, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi colocada no andor e percorreu o trajeto até o Oratório. Ao longo do percurso, fiéis aguardaram a passagem da Imagem para prestar homenagens.

Moradora do bairro e acompanhante assídua da procissão, Renata Furtado falou sobre a tradição familiar. “Na minha família já é uma tradição. Na quinta-feira de manhã já me dedico. Cancelo os compromissos para acompanhar”, contou.

Reflexão e bênçãos

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Neves, o momento que antecede o Círio de Nazaré é de reflexão para a tropa.
 
“É um momento para que o policial busque a proteção e a bênção de Nossa Senhora. Tenho certeza de que Ela tem olhado por nós e nos abençoado, porque a nossa missão não é fácil. Saímos de manhã para combater o crime, corremos riscos e a dificuldade é imensa. Mas, ela tem garantido o nosso retorno para junto dos nossos familiares com saúde, aumentando cada vez mais a nossa fé Nela e em Nosso Senhor Jesus Cristo”, finalizou.

Texto: Ascom / PM