Seduc lança nova plataforma interativa de aprendizagem na Feira do Livro
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início à programação da XIX Feira Pan-Amazônica do Livro, com o lançamento do projeto Seduc Digital, uma das ferramentas do Pacto pela Educação no Pará para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 30%, nas escolas estaduais do Estado. O coquetel de lançamento da plataforma digital foi realizado na noite desta sexta-feira, 29, no Hangar, em Belém.
O seducdigital.pa.gov.br é um site gratuito de buscas que reúne mais de 22 mil Objetos Digitais de Aprendizagem (Odas), com videoaulas, games, infográficos, mapas e outros recursos digitais escolhidos para que a dinâmica de aprendizagem ocorra de forma dinâmica e criativa, dentro e fora da sala de aula.
Segundo Helenilson Pontes, secretário de Estado de Educação, as funcionalidades da ferramenta chegam para auxiliar professores e estudantes, de forma definitiva, como um instrumento para o alcance de uma qualidade de ensino. "Junto com todas as outras ferramentas, iremos elevar a qualidade do ensino e melhorar os índices de nossos alunos nas avaliações".
Um vídeo que apresenta o projeto Seduc Digital ficará em exibição durante todos os dias no estande da Seduc na Feira do Livro. Técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) também estarão à disposição dos visitantes para orientar sobre como a plataforma pode ser melhor aproveitada, dentro e fora da sala de aula.
No período de 22 a 26 de junho, a Seduc realizará uma formação específica para os técnicos dos NTE's em todo o Estado sobre as novas tecnologias na área de educação, com foco na mais nova plataforma da secretaria, a Seduc Digital. Os técnicos dos NETS em Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Altamira, Castanhal, Marabá, Bragança, Redenção, Santarém, Tucuruí e Benevides ficarão responsáveis por levar a novidade aos diretores de escola, coordenadores pedagógicos e toda a comunidade escolar.
Segundo o responsável pela Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE) da Seduc, Jorge Andrade, todas as regiões serão atendidas com orientações sobre o uso da nova tecnologia. "Essa plataforma é importante por dispor de vários objetos de aprendizagem em todos os níveis de ensino e disciplinas e também facilitar a aula do professor, que pode reduzir o tempo de disciplina para o aluno", explicou.
A plataforma do Seduc Digital pode complementar as atividades desenvolvidas nos laboratórios multidisciplinares de Física, Química e Biologia, “de diversas formas, nos conteúdos de cinemática, para o aluno entender como é feito uma combustão de carbono ou no processo de divisão celular, além de poder trabalhar disciplinas transversais, tendo como temas as drogas, sexualidade e a violência”, exemplificou.
Coordenada no Pará pela Seduc/CTAE, a plataforma é uma das ações do Pacto pela Educação no Pará, para a melhoria da prática docente e da gestão escolar e da sociedade, por meio de dois projetos, o Portal Educacional e o Sistema de Educação Interativa, que será lançado ainda esse ano.
A metodologia da plataforma já é utilizada em 17 estados brasileiros, por meio da ação de parceiros do Pacto, como a Fundação Telefônica, Instituto Natura e Instituto Inspirare. A plataforma chega ao Pará com um grande diferencial: o acompanhamento pedagógico que será realizado pelos técnicos da Seduc, desde as formações dos agentes multiplicadores nos NTEs às atividades que serão desenvolvidas envolvendo as 756 escolas com salas de informática do Estado, base da disseminação da plataforma para os estudantes, pais e toda a comunidade interessada a aprender a usar os objetos.