Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sectet apresenta Plano Diretor com relação de metas para os próximos anos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/05/2015 11h50

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) torna disponível para o público o seu Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica 2015-2019 no link http://issuu.com/sectipa/docs/plano_diretor_sectet/1. Elaborado com o apoio de diversas instituições parceiras, o documento se configura como uma agenda coletiva na qual constam onde e em quê o conhecimento deve ser investido, no estado do Pará. 

A conclusão da Infovia Sudeste do Pará do Programa Navegapará; a conclusão e consolidação do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá); a implantação do Laboratório FarmaViva, em Santarém; a criação da empresa pública de fármacos “ParaFarma”; o incentivo e expansão das ações de Indicação Geográfica de produtos como a “farinha de Bragança” e o “Queijo do Marajó”; a efetivação de vagas em cursos profissionalizantes e a implantação de um sistema de Educação à Distância para cursos de educação técnica e tecnológica são algumas das ações listadas no Plano Diretor. 

O titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, ressalta a importância de envolver o maior número de parceiros, ligados aos diversos setores, na elaboração e execução do planejamento estratégico. “Num cenário marcado por contingenciamentos e crises, não há possibilidade real de desenvolver a Educação Profissional, a Ciência e a Tecnologia no estado, se não dividirmos as tarefas e somarmos recursos de diferentes fontes”.

Por ter ouvido parceiros ligados a diferentes setores estratégicos, o Plano envolve diversos objetivos relacionados ao desenvolvimento do estado, como Turismo, Piscicultura, Agropecuária, Fruticultura, Produção de Fármacos e outros.

Para transformar Ciência e Tecnologia em benefícios para a sociedade, as linhas de ação estão focadas na atração e fixação de especialistas, implantação de redes de pesquisa em áreas estratégicas e concessão de bolsas de formação científica.

O presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), Eduardo Costa, ressalta que é preciso somar esforços para superar as desigualdades intrarregionais. “A Fundação desempenha um papel estratégico não somente no fomento à pesquisa, mas na elaboração de estudos que subsidiarão as políticas estaduais de desenvolvimento. Em razão disto, a Fapespa tem muito a contribuir para o sucesso do Plano”.     

Educação profissionalizante

No que diz respeito à educação profissionalizante, a Sectet assume o desafio de reestruturar a Política Estadual de Educação Técnica e Profissionalizante e gerenciar, em âmbito estadual, as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Diversas ações serão executadas de modo a avaliar, consolidar, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação técnica e tecnológica no estado. A Diretoria de Educação Técnica e Tecnológica (DETT) tem trabalhado, também, nas parcerias e acordos para implantar um sistema de Educação à Distância nos cursos de educação profissional.

O titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, ressalta que a execução do Plano Diretor faz parte de um processo dinâmico e, portanto, passível de sofrer alterações. “Todas as contribuições ao Plano, das diferentes esferas da sociedade, são bem-vindas”, ressalta o secretário. Interessados em colaborar com o documento podem enviar sugestões ao email: [email protected].