Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUPORTE PEDAGÓGICO

Seduc implanta ferramentas digitais de apoio à aprendizagem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/10/2017 00h00

Técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) conheceram, na última quarta-feira (4), a plataforma digital Google for Education, que está sendo implantada para criar um novo ambiente de interatividade e comunicação nas escolas da rede estadual de ensino.

A plataforma vai disponibilizar um pacote de produtos e serviços de comunicação para professores, gestores e estudantes, acessáveis via internet. Sistemas de mensagens por e-mail, de planejamento de aulas, elaboração de testes e simulados, entre outros recursos, facilitarão o acesso a conteúdos curriculares, organização de grupos de estudo e gestão escolar.

A plataforma foi apresentada durante evento na sede da Seduc, em Belém, e transmitido por videoconferência para as sedes das Unidades Regionais de Ensino (URE).

Seduc segue tendência

É mais uma ação desenvolvida pela Seduc por meio do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica no Estado do Pará, e que integra o Pacto pela Educação no Pará. A secretária de Educação, Ana Claudia Hage, considera que esse é mais um passo para melhorar o ensino paraense, seguindo uma tendência mundial de modernização da educação. “Isso é irreversível e não podemos ficar de fora do cenário tecnológico que está revolucionando o aprendizado, a cultura e a comunicação.”

Segundo ela, essas ferramentas darão um suporte pedagógico e de interatividade às escolas para “criar um ambiente de rede capaz de fortalecer o ensino público paraense”.

Denise Mesquita , coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação (CETAE) da Seduc, e Walter Oliveira, gestor da Inteceleri (empresa representante oficial da Google na Região Norte do Brasil, e que venceu uma licitação nacional promovida pela secretaria) apresentaram os produtos da Plataforma para um grupo de técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) de Belém, e também dos municípios de Castanhal, Tucuruí, Altamira, Marabá, Santarém e Bragança – estes últimos por videoconferência.

Multiplicadores serão treinados

A implantação da plataforma nas escolas será feita por multiplicadores que atuarão em Belém e no interior. Eles serão capacitados ainda neste mês. Terão a missão de difundir os recursos que ficarão disponíveis à comunidade escolar.  Os estudantes também receberão treinamento para atuar como multiplicadores nas escolas. Eles serão os principais beneficiários dessa tecnologia que já é comum em centenas de escolas de todo o país.

Entre os recursos que a Seduc disponibilizará gratuitamente constam ferramentas de conversação (estudantes e professores terão e-mail institucional com espaço de três terabytes para armazenamento de dados), troca de experiências e confecção de trabalhos e pesquisas escolares. Serão criados acessos aos serviços Hangout, Google Docs e Google Agenda. Haverá, ainda, uma sala de aula virtual que possibilitará ao professor acompanhar os alunos e aplicar simulados. Já os estudantes poderão interagir na execução online de trabalhos escolares, dispondo, inclusive, de livros digitais. Todos esses recursos poderão ser acessados por meio de qualquer dispositivo móvel com conexão de internet.

Escolas piloto em Belém

Em todas as escolas os alunos serão preparados para atuar como tutores. Eles contribuirão para a difusão e incentivo dos recursos digitais de aprendizagem. “A plataforma contribuirá ainda para facilitar a comunicação entre os setores da Seduc e também entre esta e as escolas”, esclareceu Walter Oliveira Júnior, da Inteceleri. 

Em novembro, a Google for Education começará a ser implantada em duas escolas estaduais de Belém: a “Manoel Leite”, no bairro do Tenoné, e “Ulysses Guimarães”, em Nazaré. O projeto da Seduc é dispor os recursos tecnológicos integralmente em 2018.