Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANIVERSÁRIO

Ourém completa 253 anos e festeja com ações de cidadania e saúde

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/05/2015 17h25

Ainda era cedo quando a banda marcial do projeto Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros Militar, abriu a programação oficial pelos festejos dos 253 anos de fundação de Ourém, comemorados nesta sexta-feira, 29. Durante dois dias, o município recebeu atividades, serviços e atendimentos do programa Ação Cidadania, coordenado pela vice-governadoria do Estado do Pará. Presente ao evento neste sábado, 30, Zequinha Marinho, vice-governador do Estado, parabenizou o município e agradeceu o carinho com que foi recebido na festa.

“Trago aqui um abraço carinhoso do nosso governador Simão Jatene, que fez questão de reforçar o apreço que possui por esse município. Quanto a mim, estar aqui pessoalmente é sinal do apreço que esta cidade possui para o Governo do Estado. Tão logo a solicitação de parceria foi feita não relutamos em atendê-la. Cabe registrar, ainda, que essa iniciativa só foi possível porque a prefeitura abraçou a causa”, declarou Zequinha Marinho, durante pronunciamento no palco do evento.

Durante dois dias, os moradores de Ourém receberam mais de cinco mil atendimentos, entre consultas médico-odontológicas, distribuição de medicamentos, orientação jurídica, noções de primeiros socorros, de educação no trânsito, corte de cabelo, maquiagem, emissão de documentos e realização de exames laboratoriais. A estrutura de atendimento foi montada na Praça Magalhães Barata e os setores administrativos da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura Municipal de Ourém foram adaptados para funcionar como consultórios e escritórios de atendimento.

Depois de ouvir a execução do Hino do Pará pela banda do projeto Escola da Vida, o vice-governador Zequinha Marinho percorreu, na companhia do prefeito de Ourém, Valdomiro Fernandes, o “Junhão”, os locais de atendimento do programa. O representante do Estado cumprimentou pessoas, assistiu a apresentações de homens do Corpo de Bombeiros e conversou com moradores do município. “É sempre uma grande honra receber nossos governantes em nosso município e hoje, com o vice-governador  Zequinha Marinho, não poderia ser diferente. Estamos todos muito felizes”, revelou o prefeito.

Atendimentos

Os atendimentos neste sábado foram direcionados, em sua maioria, para moradores da zona rural de Ourém, onde estão localizadas 19 comunidades. O agricultor Djacir Marques de Souza, 50, morador da vila Riacho, foi ao local para trocar a Carteira de Trabalho. A anterior foi tirada quando ele ainda tinha 18 anos. “Sei que não conseguiria dar entrada na aposentadoria se permanecesse com o documento velho. Por isso vim aqui realizar essa troca e estou muito feliz porque consegui”.

A dona de casa Maria Rodrigues, 53, aproveitou os dois dias do evento. “Ontem trouxe meu menino para tirar documento e hoje é minha netinha que já está sendo atendida aqui pela médica”, contou. A também dona de casa Antônia Maria destacou o acesso a serviços nem sempre encontrados com facilidade na região. “A gente espera um pouco, mas em compensação, resolve tudo só de uma vez”.

Praticidade foi o que ganhou também o comerciante Alberto Soares, que relutava em tirar uma carteira de identidade há três anos, por falta de tempo. “Essa iniciativa do Governo com a prefeitura veio em boa hora. Muito boa mesmo”.

Também durante este fim de semana, as atividades do programa Ação Cidadania foram realizadas em Porto de Moz, na região do Xingu. Semana que vem, será a vez de Gurupá, no arquipélago do Marajó, receber as ações. Desde o início do ano, esses mesmos serviços e orientações já foram oferecidos nos municípios de Santa Luzia do Pará e Baião.

“A gente sente a presença do poder público nessas ações e para nós, que precisamos dar respostas constantemente à população, é uma satisfação muito grande poder contar com a parceria do Estado”, festejou a secretária municipal de saúde de Ourém, Josiane Souza.

“Esta é uma ação constante, que seguirá até o mês de dezembro. Depois vamos reformular o que precisar ser reformulado para aperfeiçoar e continuar também em 2016. Vale ressaltar que o programa (Ação Cidadania) faz parte de uma estratégia importante do Governo do Estado de se aproximar da população do interior, em todas as regiões do Estado. E quando você faz isso oferecendo serviços e atendimentos importantes para o povo é sempre melhor, é sempre mais produtivo e gratificante” concluiu o vice-governador Zequinha Marinho.