Operações integradas na região metropolitana reduzem ocorrências
No último fim de semana, o Sistema de Segurança Pública do Estado reforçou as ações integradas para combater a criminalidade. Foram cerca de 300 operações em Belém e 110 nos municípios da região metropolitana. O bom resultado das ações tem auxiliado os órgãos a traçar planos em reuniões rotineiras de avaliações.
De 28 a 31 de maio, foram registradas 577 ocorrências nos municípios da região metropolitana, com 151 prisões, detenções e apreensões. Na capital foram feitas abordagens em transeuntes, carros, motos, bicicletas, ônibus, taxis, vans e bares. Quatro armas de fogo foram apreendidas e 27 prisões, registradas.
Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto Campos, já é possível notar queda no número de ocorrências. “Comparando os últimos dois fins de semana, conseguimos estabilizar o quantitativo das ocorrências de rua. Precisamos entender o que aconteceu para que tenhamos tido tantos casos antes, e assim a gente melhore. Já tivemos redução na parte de homicídios e roubos na região metropolitana. Assim queremos criar uma rotina de operações bem específicas, como fiscalização de ônibus, taxis, mototáxis e mandados de prisão com regularidade”, comenta.
O delegado Cláudio Galeno, diretor de Polícia Metropolitana da Polícia Civil, acredita no enfrentamento integrado entre Estado e município para combater a violência. “Demonstramos que as operações foram exitosas. Todo o planejamento feito foi bem, com o envolvimento dos órgãos do Governo do Estado, das gestões municipais e até da União. Com a necessidade das operações, estamos abrindo unidades policiais que antes não funcionavam para procedimentos, para lavrar flagrantes, como as unidades do Comércio, Ananindeua, Benevides, Tapanã e Santa Bárbara. Ainda estudamos sempre a conveniência de abrir mais unidades para a execução de operações pontuais”, afirma.
A reunião dessa semana também previu demandas para o próximo feriado de Corpus Christ. “Essas operações sempre existiram, mas nós as intensificamos. Sempre olhamos a mancha criminal e agimos em cima desses dados, mas agora a operação foi em toda a região metropolitana. Já prevemos ações para o feriado prolongado dessa semana e também vamos começar a discutir a operação de veraneio, sempre tentando integrar cada vez mais com os municípios, porque esse é um esforço conjunto e compartilhado”, afirma o secretario adjunto de Gestão Operacional, coronel Hilton Benigno.