Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos da Escola Técnica Agroindustrial JK participam de simpósio tecnológico

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/06/2015 11h47

Alunos da Escola Técnica Agroindustrial Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Município de Marituba, participam desde a última segunda, 1º até a quarta-feira, 3, do II Simpósio Tecnológico com o tema “Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade”. O evento possibilita aos estudantes receber orientações e trocar informações com especialistas das áreas de Informática, Agroindústria e Florestas. A programação é acompanhada pela coordenadora de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Mari Almeida.

“O Simpósio aproxima os alunos do mercado de trabalho. Nele, os estudantes têm a possibilidade de interagir com profissionais que atuam em áreas distintas e serve também para que eles tenham um norte na hora de escolher que carreira seguir”, comenta a coordenadora do Simpósio, Alcione Souza, diretora da Escola Juscelino Kubitschek.

Na segunda-feira, a programação enfocou a Tecnologia da Informação. O projeto do Parque de Virtualização da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) foi abordado pelo especialista Paulo Lourinho, que expôs a estratégia pautada na economia de recursos e custos, com sustentabilidade e eficiência energética. Outro tema abordado foram as iniciativas relacionadas à segurança de conteúdos compartilhados virtualmente, como forma de alertar os alunos sobre os riscos que podem correr. Foram também abordadas as soluções que o mercado atual disponibiliza para garantir a segurança dos dados, como a criptografia. A palestra foi proferida por Rodrigo Magno, da empresa Prime Security.

O estudantes também puderam conhecer novas mídias voltadas à educação, com ênfase na inovação e estratégias consolidadas de ensino, como a utilização de podcasts para estudo da disciplina História. Como exemplo, foi feito um estudo de caso do Laboratório de História da Faculdade de Castanhal (FCAT).

A programação desta terça-feira, 2, abrirá espaço para temas como Agroindústria, com destaque para a produção da Palma de Óleo, abordada por Alessandra Domingues, da Embrapa; Embalagem e Segurança Alimentar, assunto apresentado por Laura Abreu, também da Embrapa; Beneficiamento do Cacau, exposto por técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), e ainda a palestra “Como alcançar uma produção segura”, com Thayana Lima, representante da empresa Mico's e ex-aluna da Escola JK.

Na quarta-feira, 3, o foco da programação são as Florestas. Haverá distribuição de mudas e apresentação de maquetes pelos estudantes da escola. Os participantes do simpósio assistirão  palestras sobre “Sistemas Agroflorestais”, com Antônio Carlos de Melo,  da Ceplac; “Influência do Manejo Florestal na Dinâmica da Floresta”, a cargo do engenheiro florestal Fábio Miranda, da UFPA, e “Industrialização da Madeira e Legislação Básica para Projetos de Manejo Florestal Sustentável”, com os engenheiros Luiz Augusto Monteiro, Marley Gomes e Fábio Oliveira, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).