Fapespa lança ferramentas de estudo e o novo edital de bolsas de iniciação científica
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) promoveu nesta segunda-feira, 1, o lançamento do primeiro edital de Quotas de Bolsas de Iniciação Científica deste ano e apresentou algumas ferramentas de estudo elaboradas pelas diretorias da Fundação. O evento foi realizado no auditório do Conselho Regional de Economia (Corecon-PA).
Na ocasião, o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, apresentou a nova Fapespa, destacando a reestruturação administrativa ocorrida, as ações desenvolvidas nesta gestão e os futuros projetos. Já o diretor científico da Fapespa, Alberto Arruda, explicou sobre o novo edital lançado pela Fundação, que oferta 416 bolsas de Iniciação Científica para graduação, totalizando um aporte financeiro de R$ 2 milhões. Além disso, o diretor apresentou as novas propostas da Fundação para o fomento e amparo à pesquisa com a finalidade de atender as demandas referentes à Ciência, Tecnologia e inovação (CT&I).
Na apresentação das ferramentas de pesquisa, a diretora de estatística da Fapespa, Gláucia Moreira, expôs os dados regionalizados dos indicadores sociais, econômicos e ambientais do Pará, por meio dos estudos “Pará no Contexto Nacional”, “Estatística Municipal” e “Radar de Indicadores das Regiões de Integração”. Essas ferramentas de pesquisa foram concebidas com base nas informações disponibilizadas pelos órgãos de estatística oficiais, ente eles o IBGE, DATASUS, PNUD e Inep.
Desempenho industrial - A diretora de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural da Fapespa, Geovana Pires, encerrou o momento de apresentação dos produtos, com a análise do Informe Técnico da Indústria do mês de março, em que o bom desempenho industrial do estado foi atribuído, principalmente, ao desempenho positivo do setor de extração mineral, em que a mina de Carajás obteve elevação de produção da ordem de 17,8% no primeiro trimestre de 2015, comparado ao mesmo período do ano passado, tendo assim um montante de mais de R$ 27 milhões de toneladas produzidas.
<