Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FAZENDA

Em reunião com servidores, secretário Nilo Noronha toma posse na Sefa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/06/2015 18h31

Uma reunião no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), marcou hoje, 3, a posse do auditor de receitas Nilo Rendeiro de Noronha no cargo de Secretário de Estado da Fazenda do Pará. O encontro foi voltado para os servidores fazendários. Noronha, servidor de carreira do Fisco estadual, agradeceu a confiança nele depositada pelo governador Simão Jatene e pediu a colaboração dos servidores. “Servidores da Carreira da Administração Tributária (CAT), do grupo de apoio ou do Tesouro, somos todos servidores e temos que nos dar as mãos, em função da retomada da direção da casa por um servidor do Fisco estadual. Temos a obrigação de responder com competência a confiança em nós depositada pelo governador”, falou o novo secretário.

No encontro ele falou sobre a arrecadação do Estado. A receita do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, ICMS, alcançou um crescimento real de 39%, no Pará, na comparação entre 2010 e 2014. Foi o melhor desempenho entre os 27 estados brasileiros neste período. Em 2014, o principal imposto estadual teve um crescimento real, ou seja, descontada a inflação, de 6,4% em relação a 2013. “Esse é o principal diferencial de empenho, dedicação e seriedade da administração tributária estadual”, apontou.

Para Noronha, estas informações são motivo de orgulho, mas também trazem o compromisso de manter o patamar da arrecadação e fazer crescer a receita para manter o equilíbrio das contas.

Nilo prometeu se empenhar para que a Sefa dê melhores condições de trabalho aos servidores, realizando a reforma das unidades fazendárias, começando pelas que funcionam em áreas de fronteira. Para o presidente do Sindifisco, Antonio Catete, a posse de um auditor fiscal de receitas na Sefa valoriza a categoria e cria uma maior responsabilidade para todos.

Já para o representante da Asfepa (Associação do Fisco Estadual do Pará), Marcos Lobato, a posse de um servidor CAT “é um desafio e uma oportunidade”. Luiza Helena Tavares Marques, presidente do Sindicato dos Servidores Fazendários do Estado do Pará (Sindsfepa), também se manifestou fazendo reivindicações em nome da categoria. O secretário agendou uma reunião na próxima semana para conversar sobre as demandas do grupo.

O evento contou com a apresentação da Orquestra de Cordas Vale Música, da Fundação Amazônica de Música. Compuseram a mesa do evento a secretária adjunta do Tesouro Estadual, Adélia Macedo, e a auditora de receitas estaduais, Rute Tostes.

Currículo - O governador Simão Jatene nomeou o auditor fiscal de receitas estaduais Nilo Emanoel Rendeiro de Noronha para a Secretaria da Fazenda do Pará. O decreto foi publicado no dia 29/05 no Diário Oficial do Estado.

Noronha é economista e servidor de carreira do Fisco Estadual desde 1993. Fez especializações em Gestão Pública, na Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro; em Administração Tributária, na Escola Fazendária da Fazenda Pública de Madrid, Espanha e Centro Interamericano de Administração Tributária. Tem também especialização em Inteligência Fiscal pela Agência Brasileira de Inteligência.

Ele ainda chefiou as Agências Fazendárias da Cabanagem em Belém; São Braz; foi Chefe da Fiscalização da Delegacia Regional Fazendária em Santarém; da agência de Icoaraci, da Delegacia Fazendária de Marituba, onde também assumiu o cargo de Delegado Regional. Foi Delegado da Regional de Belém e Diretor de Fiscalização. Em janeiro de 2011 assumiu o cargo de Secretário Adjunto de Receitas da Sefa, que em 2012, com a Lei Orgânica da Administração Tributária, passou a se chamar Sub Secretário da Administração Tributária.