Seminário faz sensibilização na área das urgências intra-hospitalares
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento de Atenção Integral às Urgências e Emergências, em parceria com o Hospital do Coração, fez nesta quarta-feira (3), no auditório da Estação Saúde da Unimed, o Seminário de Sensibilização da Área de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar. O evento é uma preparação para o curso “Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar”, que começa neste mês.
Segundo a chefe do Departamento de Atenção Integral às Urgências e Emergências da Sespa, Rosário Mota, o seminário tem o intuito de apresentar a proposta do curso como uma estratégia de educação permanente para o aprimoramento do fluxo do paciente agudo no ambiente hospitalar. “O seminário mostrou como irá funcionar todo o curso de gestão, a importância de as pessoas participarem e a integração entre os participantes, que vão receber uma certificação e assinar um termo de compromisso”, disse.
Foi ministrada a aula magna “A crise dos serviços hospitalares de urgências no Brasil: elementos para uma agenda transformadora em prol dos direitos humanos”, com Armando de Negri Filho, médico do Hospital do Coração de São Paulo. “Esse é um projeto dedicado ao desenvolvimento gerencial para atenção aos pacientes agudos no ambiente intra-hospitalar, e o que apresentamos aqui é um processo de educação permanente no trabalho orientado para os gerentes que executam suas atividades e desenvolvem o cuidado do paciente agudo”, explicou Armando.
“O evento desta quarta-feira teve como objetivo desenvolver a capacidade gerencial, fomentando mecanismos de incentivo a lideranças para atenção às condições de saúde agudas no ambiente intra-hospitalar, no contexto da Rede de Atenção às Urgências de caráter regional”, acrescentou Rosário Mota. “O Pará é grande e tem sua especificidade, e essa adequação é necessária para trocar experiências, adquirir conhecimentos, receber e dar informações”, disse a diretora de Desenvolvimento e Auditoria de Serviços de Saúde da Sespa, Débora Jares.
Com início nos próximos dias 10 e 11, o curso será composto por dez módulos, com carga horária de 148 horas, e envolve etapas distintas como o seminário de sensibilização, os módulos do curso com encontros presenciais, atividade de dispersão e projeto gerencial e o seminário final com o objetivo de apresentar os projetos gerenciais aos participantes e gestores.
O público-alvo são os profissionais de serviços de saúde envolvidos com a gestão intra-hospitalar, essencialmente diretores do hospital e coordenadores do serviço de urgência (pronto-socorro), dos serviços de apoio diagnóstico (laboratório e radiologia, entre outros), de alas ou enfermarias, do centro cirúrgico e da unidade de terapia intensiva. Também participam coordenadores de áreas técnicas de apoio (regulação interna e registro de admissões e altas, farmácia, nutrição, controle de infecções, serviço social e outros) e de sistemas de apoio (limpeza, segurança, abastecimento e outros).