Canaã dos Carajás lidera a geração de empregos no Pará em abril
O município de Canaã dos Carajás apresentou o maior saldo de empregos gerados no Estado durante o mês de abril. O dado integra o Informe Técnico do Mercado de Trabalho, elaborado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).
No mês em questão, o município registrou 1.542 novos contratos com carteira assinada. Na sequência, estão os municípios de Vitória do Xingu e Paragominas, com 277 e 213 vínculos efetivados, respetivamente.
Um dos setores que mais contribuiu para esse saldo foi o da construção civil, que liderou o ranking de novas contratações, especialmente em Canaã dos Carajás, com 1.466 novos postos de trabalho gerados.
No entanto, esse desempenho caminhou na contramão da média nacional. Em abril, o país apresentou um déficit de -97.828 na geração de empregos com carteira assinada, e essa redução foi constatada em 22, das 27 unidades federativas. O resultado é atribuído à retração de estoques de empregos nos estados de Pernambuco, Alagoas e Rio de janeiro.
Apesar disso, setores econômicos como o de Serviços e de Administração Pública tiveram desempenho positivo no Pará, com saldos de 344 e 17 vínculos gerados, respectivamente.
Acesse o Informe Técnico do Mercado de Trabalho no link http://issuu.com/ascomfapespa/docs/informe_t__cnico_mercado_de_trabalh_967a3ad4ce60d1.