Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HEMOPA

Campanha junina marca comemorações pelo Dia Mundial do Doador de Sangue

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/06/2015 13h03

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, festejado dia 14 deste mês, a Fundação Hemopa prepara sua segunda ação estratégica do ano com a campanha junina “13 é Santo Antônio. 24 é São João. 29 é São Pedro. E todo dia é do doador. Doe sangue”, que acontecerá de 13 a 19 deste mês. A finalidade, mais uma vez, é abastecer o estoque do banco de sangue paraense, que normalmente enfrenta dificuldades de atendimento da demanda transfusional em datas festivas, quando a média de comparecimento chega a cair até 30%.

Para tentar reverter esse quadro, a direção do hemocentro mobilizará a rede de parceiros e a população em geral para cumprir a meta de 500 coletas no primeiro dia da ação e 200 nos demais dias da semana. A abertura da campanha terá uma programação cultural com apresentação de grupos folclóricos, no pátio externo do hemocentro, das 8h às 15h, além de lanche especial com iguarias típicas da época, durante toda a semana.

A campanha contará com apoio de instituições parceiras como a Igreja Adventista do 7° Dia, através do Projeto Vida por Vidas; Agentes da Comunidade, do grupo de evangelização da Igreja Universal; Cooperativa de Táxi Easy, que inclui informações sobre a campanha em seu aplicativo de smartphone; centro Aprendiz de Ananindeua, Movimento da Igreja Católica Terço dos Homens, Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, Escola Profissionalizante DNA, Ativistas da Paz, Academia Físico Forma, Instituto Aster e Grupo Reggae Somando.

Em Belém, a ação será realizada, simultaneamente, na sede do hemocentro e na Unidade de Coleta Hemopa Castanheira. A ação estratégica também será deslanchada nos municípios de Castanhal, Marabá, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema, mas com datas distintas e de acordo com a disponibilidade de cada unidade, mas todas serão até final deste mês.

Parceiro de longa data, a coordenação da Igreja Adventista do 7° Dia sempre apóia as ações do hemocentro não apenas na capital paraense, como nos demais localidades onde há unidade do Hemopa. Para o pastor Daniel Carvalho Pereira, que é  coordenador do Projeto Vidas Por Vidas, o grupo é formado, em sua maioria, por jovens entre 16 e 35 anos. “Desenvolvemos várias ações de responsabilidade social, entre elas  a doação de sangue, que envolve centenas de voluntários da rede de ensino, escritórios e igrejas adventistas”, explica.

Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, assistente social Juciara Farias, para maior conforto e agilidade no atendimento ao candidato à doação, no dia 13, será aberto mais um espaço para coleta de sangue, aumentando de 14 para 24 o número de cadeiras para doação, no ambiente do ambulatório, que fica no térreo do hemocentro.

Ministério da Saúde busca ampliar índice de doações

Em 2014, foram coletadas no País cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde a 1,8% da população, percentual mínimo de doadores estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Contudo, o Ministério da Saúde (MS) trabalha para aumentar este índice. Em 2012, o MS reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável). Com a expansão das idades mínima e máxima dos doadores, houve a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.

Entre 2003 e 2013, houve um aumento da utilização de bolsas de sangue em 84% nos transplantes, que passaram de 12.722 para 23.457; de 619% nas cirurgias, passando de 12,3 milhões para 88,9 milhões; e 627% em atendimentos de urgência, saltando de 898,2 milhões para 9,1 bilhões de procedimentos.

Critérios – Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto, e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três. Menores de  18 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, na BR-316, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados até as 17h.