Sectet e Museu Emílio Goeldi debatem os desafios da inovação na Amazônia em seminário
Discutir o fomento e a governança das atividades de inovação nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) da Amazônia e as interações destas com organizações públicas e privadas é a finalidade do seminário “Reflexões e desafios a uma cultura da inovação na Amazônia”, que ocorrerá nos dias 11 e 12 deste mês. O evento é uma iniciativa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), por meio da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Rede Namor), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet).
O seminário ocorrerá no Auditório Paulo Cavalcante, do Campus de Pesquisa do MPEG, das 8h às 17h, e é aberto aos interessados que tenham afinidade com o tema, como gestores de inovação, empresas, populações tradicionais, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.
A programação do evento terá quatro mesas-redondas e duas palestras que abrirão espaço para o debate acerca das ações dos diversos atores regionais envolvidos na construção e execução de políticas públicas de inovação na Amazônia, com o objetivo de estimular reflexões sobre a boas práticas no cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação na região.
Para o titular da Diretoria de Ciência e Tecnologia da Sectet, João Pinho, a maior dificuldade para o fomento de CT&I no estado está na compreensão dos diversos atores da sociedade, gestores públicos, empresários e público em geral, sobre a importância desse setor para o desenvolvimento econômico e, principalmente, social. “O seminário pode contribuir para esse esclarecimento, motivando a participação de todos esses atores mencionados e tornando públicos os resultados das discussões nele ocorridas”, explica.
Além de representantes governamentais e das ICTs regionais, o evento contará com a presença de gestores de empresas que investem na Amazônia, como a Natura e a Biopalma da Amazônia, que participarão da mesa-redonda sobre a Lei de Inovação e a contribuição para parcerias entre organizações públicas e privadas. Durante todo o evento, um responsável anotará os principais pontos do debate para que seja redigido um documento técnico de registro a ser posteriormente encaminhado aos reitores e diretores das ICTs da Rede Namor.
Os participantes do seminário terão direito a certificado de participação, a ser entregue no segundo dia do evento. Para conferir a programação completa, acesse o site da Sectet (www.sectet.pa.gov.br/).
Serviço: Seminário “Reflexões e desafios a uma cultura da inovação na Amazônia”. Dias 11 e 12 de junho, no Auditório Paulo Cavalcante do Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Perimetral, 1901). Programação completa no endereço www.sectet.pa.gov.br/sites/default/files/programa%C3%A7%C3%A3o%20semin%C3%A1rio%20atual.pdf.