Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Cohab entrega Cheque Moradia na Rota Turística Belém-Bragança

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/06/2015 17h56

A Companhia de Habitação do Pará (Cohab) entregou na última segunda-feira (8), a 95 famílias dos municípios de Castanhal, São Francisco do Pará, Nova Timboteua e Igarapé-Açu, no nordeste paraense, o benefício do Cheque Moradia. As famílias  selecionadas moram ao longo da faixa de domínio de 30 metros das rodovias paraenses, em casas de madeira ou taipa (barro e madeira), ao longo da Rota Turística Belém-Bragança, projeto que promove o resgate do trecho por onde passava a estrada de ferro que ligava Belém ao município de Bragança.

A primeira entrega do Cheque Moradia para a Rota Turística ocorreu em abril deste ano e contemplou 80 famílias dos municípios de Tracuateua, Bragança, Nova Timboteua e Peixe-Boi. O evento de segunda-feira ocorreu no Mercado Velho, na sede de Igarapé-Açu, e teve a presença do vice-governador Zequinha Marinho e dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, e de Turismo, Adenauer Góes. Também estiveram presentes a prefeita de Igarapé-Açu, Sandra Uesugi, a diretora de Programa Especial de Moradial da Cohab, Ana Célia de Oliveira, e representantes de Assembleia Legislativa do Estado.

Zequinha Marinho ressaltou mais uma vez a importância do Cheque Moradia, que já atendeu mais de 53 mil famílias ao longo de doze anos. A dona de casa Terezinha de Jesus Santos, moradora da Vila de Apeú, em Castanhal, há 17 anos, foi uma das contempladas. Numa habitação de madeira ela vivia com o esposo, três filhos e três netos, mas foi necessário que parte da família fosse morar em uma casa alugada, pois o imóvel apresentava risco desabamento. "Eu tinha muita esperança de conseguir o benefício. Nunca tive dúvidas, pois sou uma pessoa muito otimista. Acho o programa maravilhoso, principalmente para famílias que não têm condições financeiras como a nossa", disse ela, que sobrevive da Bolsa Família e da pensão do primeiro marido. 

O agricultor familiar Edinaldo Alves da Silva, morador da comunidade 2º Caripi, em Igarapé Açu, foi escolhido para fazer o agradecimento em nome das famílias beneficiadas. Além de agradecer pela possibilidade de ter uma nova moradia, ele destacou a importância do asfalto para a comunidade, que sofria com a poeira. "Nunca pensei que as coisas pudessem melhorar tanto depois do asfalto, ainda mais com o Cheque Moradia. É um sonho realizado", reforçou.

Na oportunidade, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) fez ainda a entrega de kits de informática para as secretarias de Turismo de Castanhal, São Francisco e Igarapé-Açu.

A nova Rota Turística e Cultural Belém-Bragança, que parte de Belém pela Rodovia BR-316, é um programa de Estado que tem como objetivo o desenvolvimento econômico da região. O fluxo que passa pela BR-316 possa ser desviado para os atrativos dos municípios, com sinalização turística, melhoria da habitação, promoção e divulgação da rota, além de informações divulgadas em aplicativos móveis, que servirão para estimular e motivar as pessoas a conhecerem o trecho abrangendo os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Isabel do Pará, Castanhal, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Tracuateua, Peixe-Boi e Bragança.