Arcon recebe visita de representantes da Agência de Regulação Aquaviária
A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) recebeu na tarde de terça-feira (9) a visita de representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O objetivo da visita foi melhorar o diálogo entre as agências e, posteriormente, iniciar uma parceria.
A Arcon apresentou competências e atribuições como agente fiscalizador, a geografia hidroviária do Pará, os números anuais das fiscalizações dos transportes rodoviário e hidroviário, assim como a estrutura dos terminais hidroviários. O diretor geral da Arcon, Andrei Castro, destacou o trabalho nos pontos de apoio, ressaltando que a preocupação da agência é com a melhoria desses terminais de passageiros. Também foram debatidas as diferenças entre as legislações das agências.
A Antaq mostrou os planos para o transporte hidroviário a serem executados junto à Arcon, entre eles, a pretensão de promover eventos regionais de melhoria, desenvolvimento portuário e a implantação de rastreadores nas embarcações para facilitar a fiscalização.
A ideia da visita deu-se pelo contato entre o superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Antaq, Rogério Menescal, e Andrei Castro, em evento em Brasília, no mês passado. Mesmo antes, segundo Menescal, a Antaq já tinha o objetivo de aproximação, por saber que a Arcon firmava parcerias com outras agências de regulação. “Queremos trabalhar em equipe, sempre respeitando as atribuições de cada uma”, completou Menescal.
Com sede em Brasília (DF), a Antaq tem como finalidade regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária.