Hospital de Clínicas participa de curso do Ministério da Saúde e HCor
A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna participa de mais um evento de aperfeiçoamento para os profissionais de saúde e áreas integradas. O curso “Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar” é promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração (HCor).
Com aulas presenciais e à distância, as atividades ocorrerão durante dois dias, a cada três semanas, em tempo integral, divididas em nove módulos, até dezembro deste ano. No primeiro momento, 15 hospitais participam do curso. Foram selecionados profissionais dentre as diversas áreas dispostas como públlico-alvo do treinamento.
O curso faz parte do programa de Apoio ao Desenvolvimento Instituicional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), promovido pelo Ministério da Saúde, e visa fortalecer, ampliar e qualificar as atividades assistenciais, envolvendo todas as áreas de atuação do SUS. O projeto é desenvolvido por hospitais que fizeram parcerias com o Ministério da Saúde.
O programa compõe um dos projetos que o Hospital do Coração desenvolve em parceria com o Ministério da Saúde. O projeto também tem a parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), envolvendo, assim, diferentes atores sociais e institucionais, tendo como foco o desenvolvimento da capacidade gerencial para atenção às condições de saúde, agudas/ agudizadas, no ambiente intra-hospitalar, no contexto de uma Rede de Atenção às Urgências de caráter regional.
Nesta quarta-feira (10) foram inciadas as atividades de formação do projeto, sendo trabalhado o referencial teórico base do curso assumido para fazer as escolhas do tema e principalmente para definir o roteiro de desenvolvimento das atividades, a política nacional de desenvolvimento de saúde para o país.
Os alunos ficarão divididos em salas de acordo com os hospitais de onde vieram. Nessas salas serão feitas atividades em grupo, voltadas para a prática trabalhada no cotidiano de cada instituição. “Eles terão a oportunidade, a cada módulo do curso, de assistir a palestras de especialistas. Isso é fundamental. O mais importante, porém, é que as palestras terão como parâmetro as próprias atividades que eles farão em pequeno grupo. Então, não é um curso apenas teórico”, explica a coordenadora pedagógica do curso e consultora educacional da HCor, Otília Seiffert.
O público-alvo são profissionais de serviços de saúde, essencialmente diretores de hospitais e coordenadores/ gestores do serviços de urgência (pronto-socorros), mas também abrangendo outras áreas, como apoio, diagnóstico, enfermarias, centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva, além de áreas técnicas de apoio (farmácia, nutrição, controle de infecções e outros) e sistemas de apoio (limpeza e segurança).