Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas realiza reunião técnica de análise das condições climáticas e intensifica o planejamento estratégico para o El Niño

Reunião técnica analisou as condições climáticas de junho e alinhou ações preventivas para reduzir os impactos da estiagem e das queimadas

Por Jamille Leão (SEMAS)
01/07/2026 18h53

Na tarde da última terça-feira, 30, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) realizou, no Centro de Treinamento e Formação Ambiental da Semas Bosque, a reunião de análise das condições oceânicas e atmosféricas referentes ao mês de junho. 

Além da apresentação do cenário climático atual, o encontro também tratou o planejamento estratégico diante dos possíveis impactos do fenômeno climático El Niño. As análises apresentadas durante a reunião são fundamentais para o planejamento antecipado das ações voltadas ao enfrentamento de cenários mais intensos. Com a possibilidade de intensificação do período de seca e consequente aumento dos riscos de queimadas e incêndios florestais, o trabalho preventivo torna-se ainda mais necessário. 

Segundo Antonio Sousa, coordenador de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, o Estado já vem desenvolvendo estratégias voltadas ao cenário projetado: “nosso planejamento desde agora já é voltado para a prevenção. Trabalhamos considerando cenários mais críticos, e as ações do Estado, da Semas e das instituições parceiras têm focado justamente nessas ações de prevenção,  preparação e resposta”, destacou. 

As informações obtidas a partir do acompanhamento das condições oceânicas e atmosféricas realizado pela Semas também subsidiam o trabalho técnico de outras instituições estaduais, auxiliando no desenvolvimento de estratégias específicas para diferentes áreas de atuação. O tenente Pedro Alencar, da Defesa Civil Estadual, destacou a importância dos dados apresentados para o planejamento das ações preventivas: “as informações repassadas pelo monitoramento realizado pela Semas são de grande importância para a Defesa Civil Estadual, tendo em vista que esses dados facilitam nossas ações e estratégias de prevenção e preparação para o enfrentamento desse possível cenário apresentado”, afirmou. 

Entre as ações já realizadas está o fortalecimento das atividades desenvolvidas por meio do Programa Estadual de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais (PEPIF), que atua na articulação de estratégias de monitoramento, prevenção e enfrentamento dos focos de incêndio, especialmente durante os períodos de maior vulnerabilidade climática. A Coordenadora de Prevenção e Combate às Queimadas e incêndios Florestais Yasmim  Ramos destacou as atividades que o PEPIF vem realizando para os impactos do El niño. “Este ano, a Semas, através das brigadas, teve um maior trabalho nas ações de prevenção e conscientização juntamente com as comunidades, as populações locais dentro das áreas prioritárias. Esses brigadistas foram nessas áreas, apresentaram o programa, falaram de manejo integrado do fogo e falando também de forma a reduzir essa ocorrência de queimadas irregulares para minimizar os impactos ambientais, além de social e econômico”, contou.  

A Semas, por meio da Diretoria de Monitoramento Ambiental, continuará monitorando periodicamente e trabalhando com as informações para o acompanhamento e previsibilidade dos impactos do fenômeno. 

Texto: Anderson Santos e Jamille Leão/ Ascom Semas