Ciop inova na segurança do Círio com criação da Sala de Comando e Controle
Numa iniciativa inédita em seus 19 anos de existência, o Centro Integrado de Operações (Ciop), que integra o Sistema de Segurança Pública do Estado, montou uma Sala de Comando e Controle que congregará todos os órgãos da área para centralizar informações, coordenar e operacionalizar ações durante todas as romarias do Círio de Nazaré.
A sala começou a funcionar às 7h desta sexta-feira (6), se antecipando ao traslado rodoviário, a primeira das 12 procissões do Círio, que teve início às 8 horas. Ela funcionará de sexta a domingo, reunindo integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Centro de Perícias Científicas ‘Renato Chaves’, e Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), e também de órgãos convidados, como a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Polícia Rodoviária Federal e a diretoria da Festa de Nazaré.
“A criação dessa sala visa facilitar a tomada de decisões e funciona em nível estratégico. Reunindo os representantes desses órgãos, acompanhamos todas as procissões para que, diante de qualquer ocorrência, possamos tomar as medidas necessárias de forma conjunta”, disse o diretor geral do Ciop, coronel Heyder Calderaro.
Tecnologia - O Centro Integrado de Operações disponibilizará os mesmos recursos tecnológicos que usa em sua sala de operações, com o Sistema Digifort de videomonitoramento on-line e em tempo real, e o acesso ao sistema Sisgraph I-CAD integrado, para acompanhamento de ocorrências geradas e despachadas, possibilitando o contato direto com as guarnições que fazem o policiamento móvel em vias públicas. São 19 câmeras de monitoramento posicionadas especificamente na rota do Círio, além dos 130 equipamentos distribuídos em toda a região metropolitana de Belém.
“Essa sala facilita a efetiva comunicação entre os órgãos de segurança. A gente aqui troca idéias, verifica o monitoramento e todos têm poder de decisão. Com essa integração, conseguimos potencializar, inclusive, o trabalho de quem está no local das romarias”, destaca o chefe do Núcleo de Planejamento Operacional da Segup, Arthur Moraes, que estava representando o órgão na Sala de Comando e Controle nesta sexta-feira.
Operacional reforçado
Além da Sala de Comando e Controle, durante as procissões do Círio o Ciop também vai reforçar o trabalho de videomonitoramento na sala de operações com a atuação de 10 servidores a cada turno de seis horas. Outras 15 pessoas farão o atendimento ao público por meio Call Center 190, gerando as ocorrências para a saída das viaturas. No sábado (7) e domingo (8), três desses atendentes com fluência em Inglês e Espanhol farão o atendimento específico dos turistas estrangeiros que estiverem na cidade.