Fimupa celebra a música sacra na Igreja de Santo Alexandre e Igreja da Sé
O quarto dia do XXVIII Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), realizado pela Fundação Carlos Gomes, levou o público à Igreja de Santo Alexandre e à Catedral Metropolitana de Belém, na noite desta quarta-feira, 10. Nesta quinta-feira (11), as igrejas recebem as últimas apresentações dentro do Festival.
Com peças em flauta transversal e violoncelo, a programação da Igreja de Santo Alexandre começou com o duo da flautista francesa Lydie Barrancos e o paraense Diego Cardoso (cello). Em seguida, o Quarteto Bessler apresentou obras de Wolfgan Amadeus Mozart e Alexander Borodin. O quarteto de cordas é formado por Bernardo Bessler (violino), Jovana Trifunovic (violino), Christine Springel (viola) e Marcus Ribeiro (cello).
De acordo com a professora Ana Maria Adade, coordenadora das apresentações na Igreja de Santo Alexandre, devido sua tradição e importância nacional, o Fimupa recebe propostas de apresentações desde o início do ano, de grupos de todo o país e internacionais. "Ainda hoje tem grupos tentando se inserir no Festival. É uma procura muito grande e a seleção obedece ao critério do formato do festival, sendo que nós fechamos a programação ainda no mês de março", explicou.
Já a Catedral Metropolitana de Belém, recebeu o Coro Carlos Gomes e Camerata, que interpretaram duas "missas brevis". Regidos pela maestrina cubana Maria Antônia Jimenez, o coro interpretou a Missa Brevis Palestrina e Missa Brevis em Gm de Bach. Modalidade de música sacra, a missa é um gênero de composição vocal, onde a voz é utilizada como um dos instrumentos, com a técnica chamada polifonia.
Segundo a maestrina Maria Antônia Jimenez, as peças são chamadas de "brevis" por serem curtas, tendo cada uma 22 e 28 minutos respectivamente. "A vatagem que tem essa missa é que por ser curta, ela pode ser inserida dentro da liturgia normal, ou levada para uma sala de concerto", explicou a maestrina.
A camerata, que pode ser definida como uma orquestra pequena, acompanhou o coro de música sacra na segunda missa brevis. Um momento definido como "enriquecedor" para a família de Edilon Medeiros, que trouxe a irmã e as duas filhas para a apresentação. "Foi enriquecedor pra todos nós, pois é a primeira vez que minhas filhas (de 10 e 14 anos) estão assistindo aos espetáculos. É mesmo muito bonito e uma grande oportunidade pra gente", avaliou.
As programações na Igreja de Santo Alexandre e Catedral de Belém encerram nesta quinta-feira, 11. Na primeira, a soprano Adriane Queiroz se apresenta acompanhada pelo pianista Paulo José Campos de Melo, com participação de Renée Geesing, às 18h. A Igreja da Sé recebe o Coral Itacy Silva, composto por 30 crianças de 10 anos de idade, às 19h. Ambos com entrada franca.
Serviço:
O XXVIII Festival Internacional de Música do Pará encerra no próximo domingo, 14 de junho. A programação completa está no site: http://www. fimupa.com.br