Musical de alunos da Universidade do Estado do Pará recria conto de fadas
A história da Chapeuzinho Vermelho foi atualizada pelos alunos do 7º semestre do curso de Música da Uepa para incluir novos problemas e sonhos juvenis
Uma Chapeuzinho Vermelho negra, musicista e em busca de seus sonhos substitui a personagem clássica em um espetáculo autoral criado por estudantes do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Apresentado, na manhã desta terça-feira, 23, no Auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o musical A Nova História da Chapeuzinho Vermelho utiliza a linguagem artística para discutir bullying, dificuldades enfrentadas por jovens do interior e os desafios da profissionalização na música.
O espetáculo é resultado da disciplina Projetos Integrados, ministrada no 7º semestre do curso de Licenciatura em Música. A proposta da disciplina é desenvolver projetos artístico-pedagógicos que integrem a música a diferentes formas de expressão artística, permitindo que os estudantes atuem em todas as etapas da produção.
Sob direção geral da professora Dione Colares, os acadêmicos assumiram funções de roteiristas, músicos, atores, produtores, contrarregras e integrantes da equipe técnica. A montagem também contou com direção artística de Letícia Alecrim e direção musical de Eduardo de Souza.
Dione afirmou que a disciplina busca estimular a criação de roteiros originais a partir de temas contemporâneos e questões sociais relevantes. “Temos buscado trazer para o centro dessas produções temáticas sensíveis que possam ser trabalhadas de forma leve e artística”, destaca Dione Colares.
A nova versão da história apresenta uma protagonista ligada à música e acompanha seus desafios pessoais e profissionais, abordando questões como o bullying, os sonhos juvenis e as dificuldades enfrentadas por quem deixa o interior em busca de oportunidades na capital. A coordenação do curso convidou escolas públicas do entorno da Uepa para assistirem à apresentação, fortalecendo o diálogo entre a universidade e a comunidade. Elas se encantaram com a história e participaram com muita atenção e risadas.
Além do musical apresentado no CCSE, a disciplina também resultou no espetáculo “Perigo a um Click”, desenvolvido pela turma do período noturno em parceria com a Fundação Curro Velho. A montagem aborda a violência virtual entre adolescentes por meio do teatro de sombras, de paródias musicais e de composições autorais.
Embora os espetáculos musicais já façam parte da trajetória do curso de Licenciatura em Música, as produções mais recentes reforçam o compromisso da formação docente com questões contemporâneas, utilizando a arte como instrumento de reflexão social e de aproximação entre a universidade e a comunidade. As atividades contaram ainda com o apoio do Centro Acadêmico de Música.

