Campanha do Hemopa tem cultura e parcerias para ajudar pacientes
Moradora do conjunto Paar, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém, Arcilena Santiago, 42, é uma dos 711 pacientes com Doença Falciforme em acompanhamento no Hemopa. “Gostaria que alcançasse além da meta. Aliás, espero que seja um grande sucesso. Não só por pessoas como eu, mas pelo crescente número de vítimas de acidentes de trânsito, que também necessitam de sangue para sobreviver”, diz ela sobre a campanha junina de doação de sangue que começa neste sábado (13) e se estende até o próximo dia 19, na sede do hemocentro e na estação de coleta Hemopa Castanheira, das 7h30 às 17h. A meta é receber 500 comparecimentos voluntários.
Arcilena recebe mensalmente infusão de sangue tipo A Positivo fenotipado (caracterizado pela presença ou ausência de antígenos, responsáveis pela reação de incompatibilidade nas hemácias). Ao todo, 13 mil pacientes com doenças hematológicas estão cadastrados e recebem acompanhamento na fundação.
A titular da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, informa que a campanha, como as demais, visa garantir o atendimento transfusional de toda a rede hospitalar do Estado. “Precisamos atender com qualidade e segurança todos os que necessitam de uma bolsa de sangue, seja um paciente em tratamento aqui no hemocentro ou internado em um hospital. Para isso, é imprescindível ter o apoio da sociedade em geral e da disponibilidade das instituições parceiras”, afirma.
Apoio – Nesse sentido, a Easy Taxi, maior aplicativo de chamada de táxi da América Latina, reunirá neste sábado cerca de 50 taxistas de Belém para a ação solidária “Easytaxista sangue bom: uma corrida pela vida”, projeto piloto da empresa na cidade que pretende contribuir com o estoque de sangue do Hemopa e incentivar a doação na cidade.
“Fizemos contato com 400 taxistas diretamente e pelo aplicativo. Nossa expectativa é muito grande, pois o projeto pode virar uma campanha nacional”, conta o gerente operacional da Easy Taxi no Pará, Paulo Sérgio Mendes. Em reconhecimento, todos os doadores receberão um selo adesivo da campanha para ser usado nos veículos com o dizer “Sou um easytaxista sangue bom! Doe sangue e ajude você também nesta corrida pela vida”. A ideia é que os usuários atentem para a importância da doação.
Outra ação que marcará a abertura da campanha é a gincana solidária organizada pelo Centro de Formação e Integração Social (Cfis), de Ananindeua, e o projeto Aprendizes Ananis. Aline Trajano, pedagoga do CFIS, explica que 150 jovens do projeto, divididos em oito equipes, devem participar da atividade com parentes e amigos.
“Eles estão muito empolgados com a gincana. Eu mesmo sou madrinha de uma das equipes e vou doar mais uma vez. Levarei a minha irmã comigo. Já precisei de sangue e considero que se hoje tenho saúde é por conta das pessoas que me ajudaram. Nada mais justo do que retribuir com minha doação. Pra nós é um grande prazer fazermos parte desse grande evento junino do Hemopa”, assegura.
Atrações – A programação cultural do evento terá a participação do Arraial do Pavulagem (que fará o arrastão pela doação), Mestre Curica e banda, Jorginho Gomez, Boi Malhadinho e Grupo Parafolclórico Mapinguari. Durante toda a semana, os doadores terão à disposição lanche especial com iguarias típicas da época.
A campanha tem o apoio de várias instituições parceiras, entre elas, Igreja Adventista do Sétimo Dia, através do Projeto Vida por Vidas; Agentes da Comunidade, do grupo de evangelização da Igreja Universal do Reino de Deus; Movimento da Igreja Católica Terço dos Homens; Guarda da Nossa Senhora de Nazaré; Escola Profissionalizante DNA; Ativistas da Paz; Academia Físico Forma; Instituto Áster; Grupo Reggae Somando e Universidade Paulista (Unip).
Em Belém, a ação ocorre, paralelamente, na unidade de coleta Hemopa Castanheira. A ação estratégica também será deslanchada nos municípios de Castanhal, Marabá, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema, mas com datas distintas e de acordo com a realidade de cada unidade, mas todas até o fim deste mês.
Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal.
Serviço: a Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, e faz coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, na BR-316, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados até as 17h. mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.