Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Rondon do Pará recebe última etapa do ciclo de treinamentos contra desastres

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/06/2015 08h43

Depois de capacitar 42 municípios desde o início de 2015, a Defesa Civil do Estado estará em Rondon do Pará na segunda-feira, 15, para concluir o ciclo de treinamentos do Plano de Contingência para Desastres Hidrológicos, que visa preparar representantes da população e órgãos do município para lidar com situações de desastres como enchentes, inundações, enxurradas, deslizamentos e erosão. O treinamento se estenderá até a quinta-feira, 18, e terá como foco as grandes erosões registradas em Rondon do Pará.

O município localizado na região sudeste do Pará sofreu, em janeiro, duas grandes erosões, uma na Rua Bahia e outra na Rua Leandro. A Defesa Civil foi convocada para ajudar na situação e, após a avaliação da situação, nove famílias foram retiradas da Rua Bahia devido ao risco eminente de desabamento e foram realocadas em moradias pagas pela prefeitura ou em casas de parentes.

As obras de reforma e reconstrução das duas ruas dependem da verba federal solicitada pela prefeitura, desde o dia 23 de março, ao fundo da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O valor da obra soma aproximadamente 13,5 milhões de reais.

“A nossa intenção é fazer uma capacitação que alcance também a população justamente pela situação da Rua Bahia. Temos uma equipe da Defesa Civil municipal coordenando a situação no local, além de um acampamento fixo do Corpo de Bombeiros próximo ao limite da rua. Enquanto aguardamos a liberação da verba federal, a Defesa Civil estadual e municipal será responsável pelo monitoramento e a prevenção de possíveis situações de risco”, explica a major Alessandra Pinheiro, da Divisão de Apoio Comunitário (DAC) da Defesa Civil.

Além do monitoramento e da ajuda direta aos municípios em situação de emergência, a Defesa Civil do Estado também tem investido no Plano de Contingência para Desastres Hidrológicos, que capacitou os municípios para lidar com situações de emergência e prevenção a danos maiores. Em 2015, os cursos já foram realizados em 19 polos, que abrangem 42 municípios e todas as regiões do Estado.