Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS

SEJUDH realizou serviços de promoção à cidadania em 18 municípios do Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/06/2015 11h29

A Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH/PA), por meio da Coordenação de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, realizou diversas ações de emissão de documentos neste mês de maio em 18 municípios do Estado. Através dos programas “Pacto pelos Direitos Humanos” e “Pro-Paz por uma Cultura Melhor”, foram emitidos gratuitamente mais de 15 mil documentos que possibilitam a promoção da cidadania.

Os serviços prestados aos 18 municípios paraenses foram emissões de Carteiras de Identidade, Carteiras de Trabalho, CPF’s, Certidões de Nascimento e Fotos 3x4. Só na Capital, cerca de 3.286 mil emissões foram realizadas, sendo elas em Icoaraci, Outeiro, Batista Campos, Jurunas e na sede do Projeto Cidadania. Essas ações buscaram viabilizar o acesso gratuito a documentação civil básica e a promoção da cidadania aos residentes dos municípios por onde passaram.

Na região nordeste do Estado, os municípios de Acará, Augusto Corrêa, Bragança, Ourém, Santa Luzia do Pará, São João de Pirabas e Tracuateua receberam as ações que garantiram as emissões de mais de 2 mil documentos. No sudoeste do Pará, Brasil Novo, Altamira, Medicilândia, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Pacajá e Anapu são os municípios onde houve a emissão de 2.553 mil documentos.

Passando pela região sudeste, o município de Parauapebas recebeu 268 emissões, das quais 196 foram carteiras de identidade e 70 Carteiras de Trabalho. Benevides e Inhangapí, através do Pacto pelos Direitos Humanos, somaram 243 serviços prestados à população, dentre eles, mais de 50% equivaliam a emissão de Carteiras de Trabalho.

Os dados revelam que quase 90% dos serviços prestados pela Coordenadoria de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos neste mês de maio foram emissões de Carteiras de Identidade e Carteiras de Trabalho, que juntas somaram 51%, abrangendo várias regiões do Estado. As emissões desses documentos contribuem para a garantia de acesso a cidadania e aos direitos básicos do cidadão.