Alunos da zona rural de Maracanã preservam o meio ambiente através da reciclagem
Alunos da Escola Estadual José Bonifácio, localizada na comunidade de Quatro Bocas, zona rural do município de Maracanã, Nordeste do Pará, realizam um excelente trabalho com materiais recicláveis e reaproveitados que são encontrados nas praias da localidade. O projeto “Recicriatividade” une a prática da reciclagem, de preservação do meio ambiente, com a criatividade dos alunos em produzir objetos que são reutilizados na decoração de vários espaços, incluindo a escola.
O projeto é desenvolvido pelos estudantes do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some), como resultados práticos da disciplina de Artes do 1º ano do Ensino Médio. A intenção do projeto é atravessar os muros da escola, chamando atenção da comunidade em geral para as questões de preservação e sustentabilidade do meio ambiente, pois o lixo sufoca as áreas de mangue e praias, causando a morte de espécies nativas, além de criar um efeito estético ruim às paisagens naturais.
Os alunos reutilizam latinhas, garrafas pets, embalagens de salgados, entre outros. O objetivo é criar tramas inéditas de produção artesanal, dando forma às imaginações dos estudantes, agregando valores estéticos e cognitivos que vão além do processo artesanal.
Segundo o professor de Artes Angelino Junior que idealizou o projeto, a meta é que a proposta avance na promoção da cultura de preservação do meio ambiente de forma criativa e inusitada junto aos alunos da educação básica e da sociedade como um todo e que, segundo a Agenda 21, fruto da conferência mundial que antecedeu a Rio + 20, o planeta urge por propostas e ações que atenuem os problemas de ordem ambiental e social que não são mais apenas hipóteses meteorológicas.
“Levar adiante este projeto significa dar visibilidade e comprovar que o aluno da Educação Básica tem potencial cognitivo e criativo, e que em muitos casos esse potencial só precisa de uma atenção diferenciada para ser aperfeiçoado e mostrar seu brilho”, declarou o professor.
O encerramento do projeto acontecerá com uma oficina de fotografia, realizada no período de 26 de junho a 2 de julho, pela doutora Virgínia Yunes da Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC) e com uma visita dos alunos ao Sistema Integrado de Museus (SIM), localizado no centro de Belém.