Alunos de unidade especializada da Seduc expõem produção de moda
A Unidade de Educação Especial Professora Yolanda Martins e Silva promove até quarta-feira (17) a 1ª Expomoda Verão 2015. A iniciativa é resultado da oficina de empreendedorismo e geração de renda, que culminou com a produção de confecções e acessórios de moda produzidos por alunos e mães participantes do projeto. O evento foi aberto nesta terça (16).
Os alunos desfilaram no evento usando as peças confeccionadas na oficina, e na oportunidade os trabalhos foram colocados à venda. A dona de casa Deuza Braga participa há três anos do projeto e conta que garante um dinheiro extra na família com a venda dos trabalhos. “Faço os trabalhos para vender e até agora já vendi bastante”, disse.
O projeto faz parte do programa de orientação profissional e inclusão do mercado de trabalho. Segundo a gestora da unidade, Rosilene Mesquita, a oficina é diferenciada por incluir tantos os alunos como também familiares. “ Dentro da oficina os alunos têm a ajuda das mães, para que futuramente eles possam montar um negócio próprio e, consequentemente, tenham autonomia e geração de renda”, explica. “Aqui somos reconhecidos com o trabalho que fazemos”, complementa Edson Madeira, um dos alunos participantes.
A professora Maria do Socorro, que também é coordenadora da oficina, diz que o projeto tem papel fundamental no aprendizado dos alunos. “Acreditamos muito no aluno que tem uma necessidade especial. As habilidades deles são aprimoradas, e o resultado acaba abrindo portas para o mercado de trabalho”, frisou. A Unidade de Educação Especializada Professora Yolanda Martins e Silva – que fica na Travessa Lomas Valentinas, Passagem Hortinha, 590, no bairro do Marco – atende educandos com deficiência intelectual.