Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Arcon recebe solicitações de melhoria no transporte para o Marajó

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/06/2015 18h06

Diretores da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon) receberam nesta terça-feira (16) dez lideranças do movimento Acorda Marajó, que representa anseios dos moradores do arquipélago, em especial dos municípios de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Ariri. Em pauta, o aumento das tarifas dos transportes e a qualidade dos serviços prestados pelas empresas que fazem a rota para a região, na linha entre Belém e o porto de Camará, em Salvaterra.

Representaram a Arcon na reunião os diretores geral, Andrei Gustavo Castro, e de Controle Financeiro e Tarifário, José Croelhas. Pelo movimento Acorda Marajó, estiveram presentes vereadores e líderes comunitários, entre outros, com liderança do professor Dário Pedrosa, de Salvaterra. As reivindicações apresentadas vão constar em ata, que será encaminhada também a outros órgãos envolvidos no transporte público do Estado.

A principal reivindicação diz respeito às condições de navios e balsas que fazem a linha Belém-Marajó. Foram relatadas, entre outras, situações de desrespeito com os usuários, como cadeiras quebradas, forte calor, horários desrespeitados, falta de acessibilidade e más condições de banheiros.

À Arcon cabe a fiscalização desse transporte, o que está sendo intensificado. “Nossa meta é sempre melhorar as condições do transporte oferecido ao usuário. Cobramos providências junto aos fiscais e afirmamos que as empresas que não se adequarem serão notificadas, multadas e, por fim, cassadas”, garantiu Andrei Castro, informando que técnicos já estão trabalhando, junto com outras entidades do governo, na elaboração de um novo edital para as empresas que se candidatarem ao serviço de transporte para a ilha do Marajó, especialmente na questão das lanchas rápidas.

O diretor geral enfatizou que a Arcon estará sempre de portas abertas a todos, e que as solicitações serão atendidas, dentro da competência da agência. “A missão deste governo é melhorar o transporte no Estado, mas temos no Marajó uma prioridade”, asseverou.

A reunião se mostrou bastante produtiva. “Saímos com a sensação de fortalecimento. Somos um movimento social forte, que tem o reconhecimento da população, e ficamos felizes por termos sido ouvidos em nossas demandas e reivindicações”, disse Dário Pedrosa. “O que nos importa mesmo é que os órgãos que cuidam de transporte no Estado entendam que o que é mais importante nessa relação são as pessoas que moram na ilha do Marajó e que precisam usar o serviço para se locomover”, completou.