Jovem de Futuro dá início à formação de técnicos para supervisionar as escolas
Especialistas em Educação das unidades da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dos municípios de Belém, Santarém e Marabá, dão início à primeira formação técnica do projeto Jovem de Futuro, desenvolvido em parceria com o Instituto Unibanco. Escolhidos para atuar em 45 escolas das 87 que aderiram à edição 2015 do projeto Jovem de Futuro, os técnicos terão o desafio nesta nova fase do projeto de supervisionar a gestão escolar por resultados. No Pará, o Jovem de Futuro trabalha na perspectiva do Pacto pela Educação, que chega para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 30% até 2017.
Durante a manhã e tarde desta terça-feira, 16, e na quarta-feira, 17, os técnicos recebem a orientação de especialistas do Unibanco e da Seduc, para buscar a melhor forma de atuar nas escolas com o projeto Jovem de Futuro, no primeiro módulo do curso de Gestão Escolar para Resultados. A formação segue na próxima quinta-feira, 18, com a oficina de Protocolo de Pactuação de Metas, e na sexta-feira, 19, com a oficina de Protocolo de Visitas Técnicas.
Toda a preparação servirá para atuarem nas escolas de forma a orientar a dupla de gestores do projeto, que são o diretor e o técnico da escola, sobre a melhor forma de gerir os resultados, trabalhando os projetos numa visão geral de forma a alcançar melhores resultados no desempenho dos alunos e bons índices nos processos de avaliação local e nacional.
Na avaliação da supervisora do Instituto Unibanco, Tereza Scofano, a versão do Jovem de Futuro deste ano chega de uma forma mais intensa, desenvolvendo a gestão por resultados e o método de acompanhamento. “Esse é o diferencial e, para isso, estamos verificando como será a operacionalização do projeto junto à Secretaria e as escolas”, disse a supervisora.
Segundo ela, o projeto tem como objetivo mostrar qual caminho a escola deve percorrer para alcançar as metas estabelecidas. “Queremos levar a escola ao reconhecimento dessa meta, fazendo com que todos compreendam (os diretores, professores e alunos), onde se precisa chegar e qual o caminho que precisa ser percorrido”, esclareceu Tereza Scofano.
A técnica Rita de Cássia Lima, da 14ª Unidade da Seduc na Escola (USE 14), se prepara para supervisionar quatro escolas no município de Ananindeua: as escolas Raimundo Vera Cruz, Valter Falcão, Maria Helena Valente Tavares e Izabel Amazonas. Para ela, as estratégias servirão para orientar a gestão da escola, “de forma que todos os projetos possam ser articulados com coerência e que sejam trabalhados em conjuntos”.
Segundo o técnico da 4ª Unidade Regional de Educação (URE), de Marabá, Carlos Saldanha, os encontros do Jovem de Futuro são importantes para orientar os técnicos sobre como atuar nesta nova versão do projeto. “O foco é na gestão de resultados nas escolas. A partir desse encontro a gente vai ter um panorama real do que vai fazer nas escolas e vai aprender quais as atividades que os supervisores farão nas escolas, desde a parte da avaliação, acompanhamento, monitoramento e pactuação de metas”, explicou ele.
Na próxima semana, os técnicos já deverão atuar nas escolas com a dupla de gestores. O Jovem de Futuro deverá atender 87 escolas em 2015, sendo 63 em Belém, 11 em Santarém e 13 em Marabá. As escolas que participam do projeto e terão a supervisão dos técnicos para melhorar a gestão foram as que aderiram ao projeto, no início de 2015. Como metodologia do projeto, as escolas foram sorteadas e divididas em Escolas de Tratamento, que receberão assessoria do projeto e de Controle, com ações avaliadas por especialistas.