Servifest define canções finalistas em Santarém
O auditório da Casa de Cultura de Santarém ficou lotado na noite da última quarta-feira, 18, durante a etapa regional do 14º Servifest - Festival de Música do Servidor Público do Pará. O público prestigiou as dez canções apresentadas e avaliadas pelo júri do Festival, que disputam premiação em dinheiro e uma vaga para a final do Servifest em Belém.
O servidor Wander Barbosa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) de Santarém foi o grande vencedor da noite. Ele compôs a canção "Santa Maria Delmar Dulci", interpretada por Ádria Góes da Silva, premiada como a Melhor Intérprete da noite, e ainda arrebatou o prêmio de Melhor Arranjo. A organização do Festival destinou R$ 4 mil para a Melhor Canção e mil reais às demais premiadas.
O Servifest é realizado por meio do Núcleo de Programas de Valorização do Servidor da Escola de Governança Pública do Governo do Estado (EGPA). Antes das apresentações, a diretora do Núcleo, Andrea Cavalero, destacou a oportunidade que o festival abre para mostrar o talento dos srevidores estaduais e a expectativa de cada um dos autores e intérpretes para as apresentações. "Esse é o momento dos artistas. Há toda uma preparação para cada uma das noites de disputa, que exigem muito apuro e ténica nos ensaios. Tem muita gente boa concorrendo e o público certamente terá um espetáculo de qualidade", disse Cavalero.
A primeira canção da noite foi “Rainha das Coniupuaras”, de Joelson de Sousa Araújo. Na sequência, público conferiu a intepretação de Suane Cristina Soledade Correa para a canção de sua autoria “Amigo Violão”. A terceira apresentação foi de Guilherme Canto, com a canção “Descobri um remédio”, que antecedeu “Elegia Tupiniquim”, do compositor e intérprete Eduardo Henrique Chaves Dias. “Santa Maria Del Mar Dulci” de Wander Barbosa, interpretada por Ádria Cristina Góes, foi a quinta concorrente, seguida por “Desafio”, do compositor e arranjador Fernando de Almeida Torres; “Ritual de Jah”, de Everton Araújo e interpretada por Ivo dos Santos; e “Belém Pará”, do intérprete e arranjador Anthímio Wanzeller. A penúltima canção da noite foi “Amor de Navegante”, defendida por sua compositora, Sílvia Ivone de Sousa Vieira, e fechando as apresentações, “Bilhete à Barbosa”, do também compositor e intérprete Edimar Ribeiro Azevedo.
Para Manoel Reis, diretor técnico da Escola Pública de Governança, que entregou a premiação de Melhor Intérprete, o Servifest alcançou mais uma vez seu objetivo. "O evento foi um sucesso e as apresentações muito boas. Os vencedores estão de parabéns. O Festival mais uma vez conseguiu alcançar seu objetivo, que é de valorizar o servidor público e garantir um espaço para que ele possa mostrar o seu talento".
Grande destaque da noite, Wander Barbosa agradeceu a premiação e fez questão de ressaltar a qualidade técnica de todos os concorrentes. "Parabéns a todos aqui, que são artistas e vencedores por cumprirem a missão de levar a arte da música a quem sabe apreciá-la. Fico feliz pela premiação, isso é fruto de muito trabalho e dedicação. Festivais como esse são muito importantes para a divulgação e para o crescimento da música regional",enfatizou.
Mais duas etapas devem ser realizadas antes da grande final em Belém, nos municípios de Salvaterra, dia 11/07, e em Conceição do Araguaia (12/09). A capital receberá novamente o Servifest no dia 11 de dezembro.
O Festival de Música do Servidor Público abre espaço para mostrar os talentos musicais de quem atua no serviço público estadual e municipal do Pará, com o objetivo de promover a valorização desses artistas. Esta edição repete a estrutura do concurso desenvolvida no ano passado, composta por três etapas classificatórias regionais no interior do Estado e uma em Belém. As canções classificadas concorrerão na Grande Final do Servifest, disputando troféus e prêmios em dinheiro.
Serviço:
Ganhador da Etapa Santarém/14º Servifest:
1º Lugar: "Música Santa Maria Delmar Dulci"
Melhor Intérprete: Ádria Goes da Silva da SEDUC com a canção Santa Maria Delmar Dulci
Melhor Arranjo: Wander Barbosa da SEDUC/Santarém.
Classificadas para a grande final:
- "Elegia Tupiniquim", de Eduardo Henrique Chaves Dias (Secretaria Municipal de Cultura/SEMC – Santarém).
- "Amigo Violão", de Suane Cristina Soledade Correa (Secretaria Municipal de Educação/Belterra).