Estreia mundial de “Os Heróis” abre o Festival de Ópera do Theatro da Paz, nesta sexta-feira (22)
A ópera do paraense Meneleu Campos será apresentada pela primeira vez sob direção de Flávio Leite e será transmitida pela TV Cultura
Para abrir o XXV Festival de Ópera do Theatro da Paz em grande estilo, a ópera “Os Heróis” faz sua estreia mundial na próxima sexta-feira (22), às 20h. Ambientada em Milão, em março de 1848, durante a dominação austríaca na Lombardia, a obra retrata conflitos familiares, amor, lealdade política e ideais revolucionários. Composta pelo maestro paraense Meneleu Campos, a montagem promete emocionar e terá mais duas sessões nos dias 24 e 26. A primeira exibição no dia 22 será transmitida pela TV e pelo portal Cultura e canal do youtube da Secult Pará.
O enredo da peça se desenrola dentro da família Dedomini. O conde Folco permanece fiel ao governo invasor, enquanto seus filhos aderem à luta pela libertação italiana. Nesse contexto, desenvolve-se o romance proibido entre Alessandra, filha do conde, e o oficial austríaco Max Von Danka.
Quem assina a produção do festival é Nandressa Nunez, que expressa o orgulho de apresentar a ópera ao público do Theatro da Paz. “Essa montagem é motivo de muita alegria mesmo. É uma obra linda, e o principal disso, a partir de agora os livros de história vão dizer que a ópera ‘Os Heróis’ foi produzida dentro da 25ª edição do Festival de Ópera do Theatro da Paz. Uma ópera envolvente, com músicas apaixonantes e uma direção segura, com a orquestra tocando brilhantemente essa obra tão linda”, expõe.
“Estrear com um lançamento mundial, já é de uma importância imensa, mas especialmente por ser uma ópera de um compositor paraense que tem uma música belíssima e que ao seu tempo nunca conseguiu fazer essa montagem”, conclui Nandressa.
Maestro - Octávio Meneleu Campos nasceu em Belém em 1872 e morreu em 1927. Compôs muitas obras, foi consagrado no Brasil e no exterior e é patrono da cadeira n. 35 da Academia Brasileira de Música. Em Belém, atuou como professor, assumiu a direção do Instituto Carlos Gomes, e foi regente no Theatro da Paz.
Os ingressos para a ópera “Os Heróis” e demais espetáculos do Festival podem ser adquiridos pelo site Ticket Fácil (ticketfacil.com.br) e na bilheteria do Theatro da Paz. Para mais informações, entre em contato: (91) 3252-8603.
Depois de “Os Heróis”, o festival segue com o recital do barítono sul-coreano Sunu Sun no dia 23 de maio. Nos dias 30 e 31, é a vez da ópera “La Serva Padrona”; no próximo mês, ocorre o concerto da OSTP com a soprano Carmen Monarcha em 2 de junho. Posteriormente, nos dias 10 e 11 de junho o festival apresenta a ópera Amazônia Motirô; já no dia 13, o público poderá conferir o recital “Deuses e Demônios” com Saulo Javan. Para fechar o festival, nos dias 21, 22 e 23 de junho, a tradicional ópera “La Traviata”. Além disso, entre 22 de maio e 23 de junho, o Foyer do Theatro da Paz estará aberto para visitação da exposição dedicada aos 25 anos do festival.
Texto: Juliana Amaral/ Ascom Secult

