Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO

Governadora Hana Ghassan autoriza construção de unidade do “Creches por Todo o Pará” em Xinguara

Creche é a primeira do município e vai atender até 200 crianças, fortalecendo a educação infantil e dando assistência a famílias para o trabalho, os estudos e o empreendedorismo

Por Ivana Barreto (SEDUC)
19/05/2026 14h10

A governadora do Pará, Hana Ghassan, assinou, nesta terça-feira (19), em Xinguara, no Sudeste do Estado, a autorização para a construção no município da primeira unidade do programa “Creches por Todo o Pará”. Com  investimento de R$ 5,4 milhões do governo do Estado, o espaço é voltado ao fortalecimento da educação infantil e ao apoio às famílias da região.

A creche será construída no Residencial Jardim Tropical e terá capacidade para atender até 200 crianças de zero a cinco anos, garantindo acesso à educação desde a primeira infância com qualidade, segurança e acolhimento. A oferta desse espaço também abre oportunidades a mães e famílias, dando suporte para que possam buscar oportunidades de trabalho e estudos nos períodos em que os cuidados com as crianças é oferecido. 

A governadora Hana Ghassan enfatizou a importância da parceria entre Estado e município para garantir mais investimentos e melhorias para a população.

“Estamos iniciando mais uma creche, agora em Xinguara, e ampliando os investimentos na educação infantil em todo o Estado. Esse é um trabalho realizado em parceria com a prefeitura, para garantir mais oportunidades às nossas crianças e às famílias paraenses. Esse trabalho conjunto é fundamental para que as ações aconteçam e cheguem a quem mais precisa”, ressaltou Hana Ghassan.

A obra é coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e integra o programa estadual que amplia a oferta de creches nos municípios paraenses, promovendo desenvolvimento social e educacional às crianças. Em todo o Pará, a iniciativa prevê a construção de 150 unidades, com investimento superior a R$ 400 milhões e potencial para atender cerca de 30 mil mães.

"Hoje, o programa já conta com mais de 100 creches em construção simultaneamente, em todo o Estado e 26 unidades já entregues. Acreditamos que investir na educação infantil é investir no futuro das nossas crianças”, reiterou a governadora Hana Ghassan.

Educação infantil amplia assistência

“Eu venho de outro País. Sou venezuelana, mas meu filho nasceu aqui. Hoje ele tem dois anos e frequenta a creche. Essa nova creche vai ser muito importante, pelo menos para ele”, conta Angélica Medina, mãe do pequeno Thiago Gael, destacando a importância da nova unidade para as famílias do município.

A estrutura contará com dez salas de aula, sala multiuso, secretaria, diretoria, sala dos professores, lactário, sala de amamentação, fraldários, cozinha, refeitório e espaços administrativos. A área externa terá pátio coberto, playground, redário, horta e jardim, oferecendo ambientes adequados para o desenvolvimento integral das crianças.

A estudante Luisa Caroline, de 22 anos, ressaltou que o investimento beneficia tanto as crianças quanto os pais. “Essa nova creche é muito importante, para o desenvolvimento das crianças e também para auxiliar os pais. Com os filhos sendo bem cuidados durante o dia, os pais têm mais disponibilidade para trabalhar”, comentou.

Além de fortalecer a educação infantil, as creches estaduais também contribuem para a geração de renda e autonomia das famílias, especialmente das mães que precisam retornar ao mercado de trabalho ou continuar os estudos.

Para Juliana Rocha, mãe do pequeno Heitor Rocha, de dois anos, a nova unidade representa mais tranquilidade para as famílias. “Quem trabalha e estuda precisa ter onde deixar os filhos. E quando a gente sabe que a criança está sendo bem cuidada, o coração de mãe fica mais tranquilo”, comemora.

Expansão na região do Araguaia

Na região do Araguaia, o programa “Creches por Todo o Pará” já conta com creches entregues nos municípios de Bannach, Redenção e Cumaru do Norte, beneficiando cerca de 600 famílias. Outras unidades seguem em construção em Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu e Sapucaia.

Idealizado pela governadora Hana Ghassan, o programa “Creches por Todo o Pará” integra as ações do Governo do Estado voltadas à redução das desigualdades sociais e à ampliação de oportunidades para crianças e famílias paraenses.

Com as entregas já realizadas, o governo do Estado soma 26 creches concluídas, nos municípios de Belém, Oriximiná, Ananindeua, Benevides, Redenção, Cumaru do Norte, Almeirim, Bannach, Melgaço, Curuçá, Marabá, Igarapé Açu, Magalhães Barata, Altamira, Terra Santa, Peixe Boi, Cachoeira do Arari, Soure, Vigia, Tomé-Açu, Santa Cruz do Arari, Salvaterra, Faro, Terra Santa, Breves e Quatipuru, beneficiando mais de 5 mil famílias paraenses.