Hospital Regional de Santarém amplia serviço de hemodiálise
O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), sediado em Santarém, iniciou no dia 15 deste mês o atendimento de hemodiálise em mais um turno, das 22h às 2h. A ampliação do serviço foi aprovada pelas secretarias municipal e estadual de saúde e, com isso, o HRBA passa a atender 167 pacientes renais crônicos, incluídos os 25 que estavam internados no Hospital Municipal.
Administrado pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró-Saúde), sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde, o HRBA tem 30 máquinas de hemodiálise, 27 usadas no atendimento e três reservas. Atualmente, são realizadas 1.925 sessões por mês e com a implantação do 4º turno, serão 2.250 sessões - o maior volume de hemodiálise do Pará realizado em um só hospital público.
Segundo Hebert Moreschi, diretor geral do HRBA, o crescimento da população de renais crônicos impõe verdadeiros desafios à saúde pública. “As complicações renais são provenientes, em sua maioria, da hipertensão arterial e do diabetes, doenças que podem ser evitadas com alimentação saudável e prática de exercícios físicos”.
“A prevenção das doenças renais é mais barata e menos sofrida; depois de diagnosticada a necessidade de hemodiálise, o paciente terá que dedicar quatro horas por dia até que seja possível um transplante ou a recuperação total do rim", acrescenta Moreschi.
Ampliação
O secretário de Estado de Saúde, Victor Mateus, avalia a ampliação do serviço em Santarém como mais uma etapa da estratégia do Estado de instalar no interior uma infraestrutura capaz de “potencializar a vida das pessoas que dependem de uma máquina para viver. Os serviços estão sendo qualificados para que se dê qualidade de vida a essas pessoas, no sentido de salvá-las, já que o risco de elas chegarem a óbito é muito elevado”.
O secretário informou também que o atendimento aos renais crônicos no oeste do Pará vai ser ampliado em 2016 com a instalação de 20 máquinas de hemodiálise em Itaituba. Em Santarém, a Sespa negocia com a prefeitura local a instalação de mais 15 máquinas no hospital municipal.
As 27 máquinas em operação no Hospital Regional de Santarém são, momentaneamente, suficientes para atender à demanda local, mas estão sendo adquiridas mais três equipamentos.