Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Fundação Cultural do Pará inscreve para oficina de escrita criativa em Belém

Interessados devem se inscrever presencialmente na secretaria da Casa da Linguagem na avenida Nazaré, nº 31

Por Aycha Nunes (FCP)
15/05/2026 11h36
Em Belém, a Casa da Linguagem recebe, de 25 de maio a 16 de junho, a oficina gratuita de escrita criativa 'Da Poesia à Imagem'

A Fundação Cultural do Pará está com inscrições abertas para a oficina gratuita de escrita criativa “Galeria de Palavras: Da Poesia à Imagem”, em Belém. Com 15 vagas disponíveis, a atividade será realizada na Casa da Linguagem, entre os dias 25 de maio e 16 de junho, das 16h30 às 19h30. Os interessados em participar devem realizar inscrição presencialmente na secretaria do espaço, no nº 31, do bairro de Nazaré. Voltada para pessoas a partir de 16 anos, a atividade oferece certificado de participação com carga horária de 20 horas.

A inscrição é gratuita para alunos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escolas da rede pública. O aluno deve apresentar o comprovante de matrícula ou carteira estudantil no ato da inscrição. Também serão isentos da taxa de inscrição crianças menores de 12 anos, pessoas com deficiência e idosos a partir de 60 anos. Para universitários, alunos de escolas particulares e demais pessoas será cobrada a taxa de R$ 20, paga apenas em dinheiro (espécie) no ato da inscrição.

Ministrada pelo escritor e instrutor Rodrigo Brito, a oficina propõe uma imersão em práticas experimentais de escrita criativa, explorando diferentes linguagens, sentidos e técnicas literárias.

“A oficina busca ampliar as experiências e práticas de escrita criativa dos participantes, através de procedimentos, discussões, exercícios e processos experimentais de criação, fornecendo-lhes ferramentas para dar início ou prosseguimento à escrita que buscam para si”, destaca Rodrigo Brito.

Sem necessidade de pré-requisitos para participação, a programação inclui exercícios de escrita automática, práticas inspiradas em estímulos sensoriais, sonhos, desafios oulipianos, mini contos, microcontos, além de experimentações com provérbios, textos de outros autores e recursos tecnológicos como o previsor de palavras de celulares.

Entre os destaques estão as atividades “Tateando os Sentidos”, que trabalham a escrita a partir de sons, imagens, aromas e texturas, e os “Desafios de Escrita”, inspirados em técnicas do movimento literário Oulipo, que incentivam a criatividade por meio de restrições e jogos linguísticos. O encerramento da oficina contará com um sarau lítero-musical e confraternização entre os participantes. 

Serviço: 

Oficina de escrita criativa “Galeria de Palavras: Da Poesia à Imagem”

Período: 25 de maio e 16 de junho.

Vagas disponíveis: 15 

Dias: terças, quintas e sextas-feiras.

Horário: 16h30 às 19h30.

Inscrições: presencialmente na secretaria do espaço. 

Local: Casa da Linguagem - Av. Nª Sra. de Nazaré, 31 - Nazaré, Belém - PA, 66035-170

Texto de: Maurício Carvalho / Ascom FCP.