Visita monitorada promove resgate cultural e histórico na Estação das Docas
Resgatar a memória da área portuária de Belém é uma das principais propostas do serviço da Visita Monitorada, oferecida pela Organização Social Pará 2000 que, vinculada à secretaria de Estado de Cultura (Secult), administra a Estação das Docas. O serviço é gratuito e ofertado diariamente em dois horários, às 11h e às 17h.
“A visita monitorada é um produto que a Pará 2000 oferece aos visitantes, sejam os que residem na cidade ou os que vem de fora, com a finalidade de fazer esse resgate cultural e histórico. Durante o passeio, é possível conhecer um pouco mais sobre a época áurea do porto de Belém, desse espaço que é resultado do projeto de revitalização portuária mais bem sucedido do Brasil e reconhecido internacionalmente”, explica Gabriela Landé, presidente da OS.
A equipe conta com três turismólogos que orientam o público durante a visita. O passeio começa pelo Boulevard das Artes (Armazém 1), com uma explanação sobre a exposição permanente “Memorial do Porto”, que faz parte do Sistema Integrado de Museus (SIM) e é composta por peças e imagens que retratam a história da navegação no Estado. Na sequência, os visitantes são guiados por dentro dos galpões e ao longo da orla, passando pelo mix de restaurantes e lojas. Em frente ao Armazém 3 podem conferir ainda a máquina a vapor, que era utilizada para fornecer energia para os equipamentos utilizados no porto, e os guindastes que são a marca registrada do complexo, datado do século XX.
Neste mês de junho foi adquirido um kit com microfone e amplificador portátil para dar maior visibilidade às explanações. “Esse investimento nos permite agora fazer uma visita para grupos com, 30, 40, 50 pessoas e todos os participantes conseguem absorver as informações. A interação melhorou muito”, avalia Cyane Newar, orientadora de público da Estação. “Tudo que a Pará 2000 busca fazer é com excelência. O investimento foi feito para que possamos oferecer um serviço com a qualidade e excelência que o visitante merece”, reforça Gabriela Landé.
Para facilitar a identificação, os orientadores estão vestidos com camisas na cor laranja com as frases “Posso ajudar? / May I help you?”. Lembramos que a Visita Monitorada é gratuita e ocorre diariamente, às 11h e às 17h, com saída do Memorial do Porto, no Armazém 1, mas também pode ser agendada previamente, via e-mail [email protected]. Informações: (91) 3212-5525.