Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANEJAMENTO

Sespa discute as prioridades da saúde no Plano Plurianual 2016-2019

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/06/2015 17h30

Com o objetivo de fortalecer o planejamento regionalizado, considerando a diversidade e as demandas das 13 Regiões de Saúde do Estado e tendo como meta principal a diminuição da pobreza e das desigualdades, a equipe do Núcleo de Planejamento da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) discute a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 nesta segunda (22) e terça-feira (23), na Escola Técnica do SUS. O evento antecede o cronograma de reuniões da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) dedicado à saúde, que segue de quarta (24) a sexta-feira (26), no auditório da Seplan.

Segundo o coordenador de Informação em Saúde e Planejamento da Sespa, Luiz Otávio Costa, o foco é discutir o processo de descentralização de maneira mais eficiente e a elaboração do PPA como proposta da Sespa junto à Seplan. “Nesse encontro discutimos o planejamento e metas traçadas com o intuito de fortalecer a gestão e o cumprimento de metas. Agora cada centro regional tem uma meta a cumprir”, explicou.

São 66 metas a serem monitoradas, e dentre elas a prioridade é a saúde da família, da mulher e do idoso. Todas as coordenadorias da estrutura funcional da Sespa já têm condição de acompanhar e monitorar. “Se estivermos fortes, sabendo o que queremos, não iremos desperdiçar energia e nem recurso orçamentário. Então sabendo o que devemos cumprir com o mínimo possível de atividades e ações de gestão, daremos maior eficiência para o setor”, disse Luiz Costa.

“O planejamento apresenta uma série de iniciativas no sentido de fazer o monitoramento das coordenações e atualizar as ações programáticas na saúde, aliadas à questão orçamentária e financeira. Precisamos fazer uma adequação, otimizando o recurso e tornando a gestão mais eficiente”, disse o administrador Gilson Reis, do Núcleo de Planejamento.

Organizadas por temas que indicam as principais demandas para a gestão de políticas públicas em áreas como saúde, educação, segurança e transporte, mobilidade urbana, entre outras, as reuniões são conduzidas pelos coordenadores e técnicos das diretorias de Planejamento e de Orçamento e assessores da Seplan, com a participação de gestores e técnicos dos órgãos e entidades da administração pública estadual. As oficinas trabalham também com o estudo de perfis regionalizados da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) e com o Relatório de Avaliação de Programas referente ao exercício de 2014.