Campanha junina do Hemopa recebeu mais de 2 mil voluntários
O Hemopa recebeu 2.187 voluntários durante a campanha junina “13 é Santo Antônio. 24 é São João. 29 é São Pedro. E todo dia é do doador. Doe sangue”, no período de 13 a 19 deste mês. Foram 1.672 coletas feitas em Belém e na unidade Hemopa Castanheira, na BR-316, no térreo do Pórtico Metrópole. Foram 365 comparecimentos por dia, superando a meta de 200 candidatos diários à doação. A campanha teve média diária de 279 coletas.
O significativo saldo de comparecimento vai suprir a demanda transfusional da época, quando a necessidade de transfusão na rede hospitalar do Estado aumenta em torno de 30% por conta dos excessos cometidos nos períodos festivos. A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, diz que a superação da meta de comparecimento e do número de doações de sangue deve-se aos voluntários e às parcerias. “As parcerias são fundamentais para o sucesso da campanha. O apoio da imprensa também foi decisivo, ao gerar estimulo para esse ato solidário que salva vidas”, afirma.
A campanha teve o apoio das seguintes instituições: Igreja Adventista do 7° Dia, através do Projeto Vida por Vidas; Agentes da Comunidade, do grupo de evangelização da Igreja Universal; Cooperativa de Táxi Easy, que incluiu informações sobre a campanha no aplicativo de smartphone; Centro Aprendiz de Ananindeua; Movimento da Igreja Católica Terço dos Homens; Guarda de Nossa Senhora de Nazaré; Escola Profissionalizante DNA; Ativistas da Paz; Academia Físico Forma; Instituto Aster; Grupo Reggae Somando; Universidade Paulista; e Chicleteiro tem Sangue Bom.
A campanha também ocorreu nos municípios de Castanhal, Marabá, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema, mas com datas distintas. No último sábado (20), o Hemopa promoveu campanha externa em parceria com a Escola João Paulo II, no Conjunto Cidade Nova VI, em Ananindeua, que resultou em 138 comparecimentos, 73 coletas e 42 cadastros de doadores de medula óssea. No mesmo dia, na sede do hemocentro, houve campanha interna em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Santos dos Últimos Dias, que contribuiu com 98 comparecimentos e 57 coletas.
Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal.
Serviço: o Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e funciona para coleta de sangue de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa Castanheira funciona no mesmo horário e fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, no acesso ao shopping Castanheira, no km 1 da BR-316. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-280 8118.