Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Cohab entrega Cheque Moradia a famílias de Primavera e Quatipuru

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/06/2015 20h04

Trinta e três famílias dos municípios de Primavera e Quatipuru, no nordeste do Pará, receberam o Cheque Moradia no último fim de semana. A Companhia de Habitação do Pará (Cohab) colabora, assim, para o aumento da qualidade de vida dos atendidos, que antes estavam em situação de vulnerabilidade social.

Em Primavera, foram atendidas 19 famílias, que após cumprirem as etapas se tornaram aptas a receber a segunda parcela do benefício, e hoje podem usufruir de mais conforto nas habitações. Algumas delas contaram com a generosidade de um servidor municipal, que aos sábados reúne uma equipe de amigos e faz o trabalho de construção para famílias que não têm como pagar mão de obra.

Paulo Sérgio Silva é encarregado de obras da Secretaria Municipal de Saúde, mas coloca seu conhecimento como mestre de obras para ajudar os mais carentes de graça. Graças a ele, mais de 20 famílias beneficiadas com o Cheque Moradia puderam erguer suas casas. "O que a gente faz para os outros, Deus dá de volta para nós", acredita. Ele diz ter aprendido o que sabe com um tio que era encarregado de obras. "Comecei com 14 anos a trabalhar com meu tio, e aos 17 já dava conta de erguer uma casa. Agora os meus sábados são para ajudar o próximo", disse.

Entre as pessoas que receberam a ajuda está a dona de casa Maria Creuza, que morava numa casa de barro, de chão batido, e hoje desfruta de mais conforto e se sente realizada por ter um teto digno. Zuleide Reis também teve a colaboração de Paulo Sérgio. "Estávamos só esperando sair a segunda etapa do Cheque Moradia pra concluir nossa casa", frisou.

Participaram da entrega do Cheque Moradia em Primavera vereadores e secretários municipais e o vice-prefeito Waldenor Reis. Para a gestora municipal de Primavera, Cleuma Maria Oliveira, o Cheque Moradia possibilita uma mudança radical na vida dos beneficiados. "É um programa que muda a vida das pessoas, pois possibilita não só a construção de uma nova casa, mas também a condição de elevar o padrão de vida dessas pessoas e a autoestima", afirmou.

Em Quatipuru 14 famílias receberam a segunda etapa do benefício. Entre as pessoas atendidas, está Maria de Nazaré Pereira, cuja casa, que era de barro, desabou em novembro do ano passado. Após dez dias do sinistro, ela recebeu o Cheque Moradia para reconstruir a residência. Graças ao mutirão promovido por uma igreja evangélica, Nazaré, que é casada e tem um filho especial, não demorou muito para realizar o sonho de construir a casa própria em alvenaria. "Eu não teria condições de fazer tudo isso sozinha. Por isso acredito nesse programa e agradeço ao governo por ter me ajudado, porque agora vou poder dar mais conforto à minha família, em especial ao meu filho", finalizou.