Governador Simão Jatene recebe o ministro Augusto Nardes
“Fica fácil de falar com quem entende e tem pragmatismo nas ações do Estado. Gostaríamos que outros Estados tivessem um governador do mesmo nível que temos hoje aqui”, declarou o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, após o encontro com o governador Simão Jatene, na manhã desta terça-feira, 23, no Palácio do Governo, onde o ministro apresentou o índice de Governança que analisa dados sociais e que dever servir de base para o planejamento de desenvolvimento de estados, municípios e União.
O ministro Augusto Nardes explicou que o índice de governança analisa diversas diretrizes, como saúde, educação e segurança, sob as perspectivas de liderança, estratégia e controle como fundamentos básicos para se estabelecer a governança do país. “Já estamos fazendo o indicador geral de governança, que é muito importante, mas é fundamental que a gente possa trabalhar em conjunto entre os Estados e Tribunais de Contas, porque os tribunais permanecem, mas os governos mudam”, ressaltou.
Simão Jatene festejou os avanços do TCU no monitoramento das contas públicas, o que, na opinião do governador, contribui para o projeto da construção de uma sociedade menos desigual. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual mostrou que o planejamento governamental do Pará está usando como referência o Índice de Progresso Social (IPS), que analisa fundamentos de desenvolvimento como necessidade humana básica, fundamentos de bem estar e oportunidades.
“O Pará é o primeiro Estado a ter a experiência de utilizar o IPS como indicativo administrativo. Nós começamos a trabalhar com isso assim que tivemos o resultado desse estudo, que hoje é considerado o índice mais avançado do mundo. Nós acreditamos que ele pode nos ajudar a gastar os recursos públicos com mais qualidade”, avaliou o governador Simão Jatene, que também apresentou ao ministro os projetos de proteção ambiental e os planos de investimento no desenvolvimento de ferrovias no Pará.
O pesquisador sênior e co-fundador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Beto Veríssimo, participou da reunião e explicou que o IPS monitora números de diversos países e que foi feito um trabalho específico no Pará, gerando um mapa dos índices específicos de cada município do estado. Na ocasião, Veríssimo propôs uma parceria com o TCU para fortalecer ainda mais as ferramentas de desenvolvimento social. “A gente pode compatibilizar os interesses e traçar parcerias em escala nacional para avaliar esses dados em conjunto”, reiterou o pesquisador, ao constatar que os índices de governança analisam dados semelhantes aos que são considerados no IPS.
O ministro do TCU disponibilizou a infraestrutura dos Tribunais de Contas do país para o desenvolvimento do projeto e elogiou o trabalho do Governo do Pará. “Quando a gente encontra alguém que está pensando no interesse da nação, a gente fica muito feliz pelo fato de trabalhar em conjunto com os estados e municípios, uma sincronização que não existe com a União. Eu vejo que tem muita coisa sintonizada entre o que pensamos e o que pensa o governador, especialmente na questão ambiental, que é uma das preocupações que o Brasil tem”.
O ministro Augusto Nardes está em Belém para participar do VII Fórum TCE Pará e Jurisdicionados, que será realizado de 24 a 26 de junho, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Nesta terça-feira, 23, à noite, ele faz o lançamento do livro “Governança Pública: o desafio do Brasil”, que vai acontecer às 19h no Espaço São José Liberto.