Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Oficinas marcam o encerramento do Seminário Intersetorial Sobre Drogas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/06/2015 11h52

Terminou nesta quarta-feira, 24, o Seminário Intersetorial Sobre Drogas, promovido pela Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos do Consumo de Drogas (CENPREN) da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Realizado na Escola de Governança do Estado (EGPA), o evento reuniu representantes de órgãos públicos, do terceiro setor e da sociedade civil, com o intuito de fortalecer a responsabilidade compartilhada para as ações de prevenção, redução de danos do consumo de drogas e a redução da oferta.

O último dia da programação contou com uma série de oficinas realizadas simultaneamente. Dos paineis debatidos durante essas atividades constaram o Programa Educativo Sobre Drogas (PED Jovem), mediado pela pedagoga da Sejudh, Cristiane Maia. A oficina atendeu 18 profissionais da rede, entre técnicos das secretarias municipais de assistência social (que atuam na execução de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto), orientadores sociais, educadores públicos e demais profissionais da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Cristiane apresentou o programa à rede de assistência social e destacou a importância de haver um programa educativo voltado aos jovens que os conscientize sobre o uso de drogas. “Os profissionais que trabalham com essa demanda precisam aprender a tratar os jovens de forma diferenciada, pois muitos deles só necessitam de uma reeducação para abandonar as drogas”, ressalta.

A Oficina 2 abordou o tema “Campanhas educativas com ênfase na redução de danos do consumo de drogas”, mediada pela assistente social do CENPREN, Elayne Romário, e reuniu técnicos das secretarias municipais de Assistência Social, conselheiros tutelares, conselheiros municipais de segurança pública, funcionários da Secretaria de Estado de segurança Pública (Segup) e da Fundação Pro Paz. A realização de campanhas educativas foi uma das principais demandas colocadas pelos participantes. “As campanhas são estratégias de prevenção e redução de danos do consumo de drogas, daí a importância de serem trabalhadas com frequência”, declarou Elayne.

A “Oficina 3” trouxe o tema “Intervenção breve no uso de drogas: como identificar, abordar e encaminhar - rede de cuidado e atenção”, mediada pela assistente social da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rosana Souza. O painel atendeu técnicos das secretarias municipais de Assistência, representantes de Comunidades Terapêuticas conveniadas à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e ao Programa Pacto pela Vida de Belém, além de socioeducadores e professores que atuam na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). Os participantes da oficina foram capacitados para a intervenção breve e identificação dos casos de uso de drogas com dinâmicas e aula expositiva.

A coordenadora do CENPREN, Ediene dos Santos, destacou que a programação superou as expectativas da equipe organizadora. “Ppudemos firmar grandes parcerias e unir a rede de enfrentamento às drogas, distribuindo as demandas e responsabilidades, além de promover a capacitação desses profissionais”, disse Ediene.

O seminário contou com o apoio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Emprego (Seaster), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Tribunal de Justiça do Estado, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Prefeitura de Belém, Escola de Governança do Pará, Pro Paz, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, Universidade Federal do Pará, Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) e Co0nselho Estadual Sobre Drogas do Pará (Coned/PA).