Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup prossegue com operações de combate à criminalidade em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/06/2015 18h24

A partir desta quinta-feira (25) até domingo (28), as ações do Sistema de Segurança Pública de combate à criminalidade e à violência continuam na capital e na Região Metropolitana de Belém (RMB), com as operações Duas Rodas, Hypnos e Lei Seca. Policiais civis e militares, além de integrantes da Guarda Municipal, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) estarão fiscalizando e policiando áreas estratégicas com o objetivo reprimir a prática de infrações de trânsito e delitos como roubo, furto, latrocínio e homicídios.

“Fazemos, diariamente, reuniões para discutir os índices e que tipos de crimes estão vinculados a esses resultados. A partir dessas informações definimos as medidas de atuação dos órgãos de segurança. Não divulgamos os locais por questões estratégicas do Sistema de Segurança”, diz o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen.

A operação Duas Rodas previne e reprime os abusos de trânsito e roubo de motocicletas, além de fiscalizar mototaxistas em situação irregular. “A intenção é garantir a segurança e o direito de ir e vir da população, coibindo a ação de pessoas que praticam crimes em transportes coletivos ou o uso de taxistas, mototaxistas e vias públicas como rotas fuga”, explicou o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel Hilton Benigno.

Neste fim de semana, a operação Hypnus segue fiscalizando bares, casas noturnas, boates e estabelecimentos, com o intuito de verificar se estão devidamente licenciados e em condições de higiene e segurança. Haverá também intervenção para os casos de excesso no consumo de álcool, venda ilegal de bebidas e abordagem a crianças, adolescentes e adultos na busca de identificar situações de risco e de vulnerabilidade social.

A operação Lei Seca prioriza as fiscalizações de veículos e condutores, como forma de responsabilizar, administrativa, civil e criminalmente, o condutor ou passageiro que estiver cometendo crimes ou infrações de trânsito, entre os quais o uso de bebidas alcoólicas. “Já estamos atuando nesse sentido, com ações socioeducativas, incentivando a adoção de valores, comportamentos seguros e atitudes positivas para evitar mortes em acidentes de trânsito. Esse trabalho será também um dos focos da operação Verão 2015, em Belém, região metropolitana e interior do Estado”, alerta o coordenador de operações do Detran, Valmério Costa.

Participam ainda das operações agentes do Corpo de Bombeiros Militar, Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Economia do Município de Belém (Secon), Secretaria de Meio Ambiente de Ananindeua (Sema) e Guardas Municipais de Belém e Ananindeua.