Comunidades ribeirinhas do Pará recebem computadores da Natura com apoio da TAM
O Pará é um dos quatro estados da Amazônia Brasileira contemplados por uma parceria entre a Natura e a TAM para receberem a doação de 200 computadores, que vão garantir a inclusão digital de comunidades ribeirinhas fornecedoras de insumos da biodiversidade para a empresa de cosméticos. A informação foi repassada à Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) este mês pela diretoria de Relações Institucionais e Sustentabilidade da TAM Linhas Aéreas S.A, responsável pelo transporte gratuito dos computadores, que vão beneficiar 11 municípios paraenses, um em Rondônia, um no Mato Grosso e dois no Amazonas. Os equipamentos estão sendo entregues, até o final deste mês, a escolas de informática, escolas técnicas rurais e laboratórios de uso coletivo dessas comunidades.
A TAM Cargo tem um papel socialmente responsável neste projeto ao interligar regiões separadas por uma grande distância e, ao mesmo tempo, a satisfação em participar de uma ação inclusiva que possibilitará a entrega de equipamentos de tecnologia a comunidades mais afastadas, contribuindo para a qualificação da população local”, ressalta o diretor-geral da empresa, Luis Quintiliano.
Os computadores estão sendo entregues a 11 comunidades, cooperativas e associações fornecedoras com as quais a Natura mantém parceria: Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), Comunidade da Associação Jauari Baixo Rio Moju (Jauari), Cooperativa dos Fruticultores de Abaetetuba (COFRUTA), Cooperativa Agrícola Resistência do Tocantins (CART), de Cametá, comunidade Camtauá e Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Comunidade de Campo Limpo (APROCAMP) - ambas de Santo Antônio do Tauá -, Cooperativa Mista de Agricultores (Coomar) de Santa Luzia do Pará, Casa Familiar Rural de Cametá (CFR), Casa Familiar Rural de Cametá (CFR) de Abaetetuba e Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açú (Camta).
Ao todo, 15 comunidades nos Estados do Mato Grosso, Acre, Pará e Amazonas serão beneficiadas. “Muitas dessas comunidades se organizam e investem parte do dinheiro recebido da parceria com a Natura para construir escolas de informática e capacitar jovens que serão monitores dos outros jovens”, explica Ronaldo Freitas, gerente de sustentabilidade da Natura. A empresa conta com o apoio da TAM Cargo para o transporte aéreo dos computadores a partir de São Paulo. A Lemon Logistics é a parceira responsável pela coordenação, preparação, coleta e entrega das mercadorias, a serem transportadas pela TAM Cargo, até as comunidades ribeirinhas. “Com a união entre empresas nesse tipo de iniciativa é possível proporcionar aos moradores, professores e técnicos das escolas rurais mais desenvolvimento e conhecimento. A inclusão digital proporciona acesso facilitado a uma série de informações que vão melhorar o cotidiano dessas pessoas”, afirma Freitas.
A presença da TAM Linhas Aéreas S.A no Pará, assim como da Natura, representa fatores de desenvolvimento social e econômico do Estado. No turismo, além de assegurar desenvolvimento sustentável, essas empresas e suas iniciativas consolidam a presença do Pará como destino turístico e de atração de investimento em mercados nacionais e internacionais, principalmente em países da Europa e nos Estados Unidos, onde a TAM conecta o Pará por meio de voos regulares, a exemplo do voo direto Belém-Miami.