Publicom capacita profissionais da comunicação na Região do Caetés
Famosa pela riqueza cultural, Bragança, no nordeste do Pará, é palco da segunda edição do Encontro de Comunicação Pública do Estado, o Publicom, que começou na quinta (25) e segue nesta sexta-feira (26). Mais de 130 profissionais e estudantes da região do Caeté participaram do primeiro dia do evento, que busca a qualificação e aprimoramento da comunicação no Estado.
Além do município sede, Capanema, Tracuateua, Igarapé-Açu e Rurópolis foram alguns dos municípios que se fizeram presentes no Publicom. Dividida em duas partes, a programação tem oficinas de rádio, TV, fotojornalismo, cerimonial, texto jornalístico e assessoria de comunicação: imprensa e mídias ociais durante o dia e, à noite, debates.
Na noite de quinta-feira (25), ocorreu a mesa redonda “Os desafios da comunicação no Estado”, que reuniu o secretário de Comunicação, Daniel Nardin, a presidente da Cultura Rede de Comunicação, Adelaide Oliveira, o prefeito de Bragança, Nelson Magalhães, e os radialistas Celso Leite e J. Baía. Nesta sexta-feira (26), quem conversa com o público é a jornalista Jalília Messias, que fala sobre os desafios da comunicação no Pará.
Para o secretário Daniel Nardin, um grande desafio da comunicação pública no Estado é fazer com que a informação chegue à sociedade. “Acredito que o futuro do jornalismo é menos denuncismo e mais colaboração, um jornalismo mais cidadão, que ajude, de fato, a encontrar soluções. Para nós, não adianta produzir muito conteúdo se ele não estiver chegando ao cidadão, que é quem mais interessa. É aí que precisamos estreitar a relação com a imprensa, conhecendo melhor as realidades desse Estado, porque é por meio dela, a imprensa, que a informação chega à população”, reforçou.
Capacitação – O jovem João Wanderley começou no jornalismo esportivo há apenas quatro meses, como repórter da Rádio Educativa e SBT de Capanema. Ele acredita que participar do Publicom é importante para a qualificação dos comunicadores paraenses. “Este encontro é maravilhoso, porque esclarece muitas dúvidas, e também é um momento fantástico de troca de experiências, já que aqui podemos conhecer outros profissionais da área e dividir práticas e dificuldades”, diz.
O gerente de Programação da Rádio Cultura, Lucas Padilha, comemora a possibilidade de conhecer os profissionais da comunicação do Pará. “O Publicom é uma grande troca de experiências em que nós nos conhecemos e podemos nos qualificar. Os profissionais de rádio costumam ser formados no dia a dia, então esse momento é de muito valor para nossa formação. Bacana ver que as rádios no Estado também estão se renovando, com profissionais jovens que buscam uma programação diferente, que mesmo distantes da capital, tentam se aproximar, se renovar”, avalia.
O primeiro Publicom foi em setembro de 2013, em Belém. Durante uma semana, mais de 160 assessores de imprensa se reuniram na capital para debater a comunicação pública no Pará. Na ocasião, convidados ministraram palestras e trocaram experiências com jornalistas do Estado. A retomada do encontro faz parte da política de descentralização, para chegar a todos os municípios paraenses.
Serviço: o 2º Encontro de Comunicação Pública do Pará (Publicom) segue nesta sexta-feira (26), com as oficinas de rádio, TV, otojornalismo, cerimonial, texto jornalístico e assessoria de comunicação: imprensa e mídias sociais. À noite, o encontro se encerra com a palestra da jornalista Jalília Messias, que vai falar sobre os desafios da comunicação no Pará. Mais informações no site http://www.secom.pa.gov.br/publicom/.
<