Oficina encerra programa de qualificação a assessores de comunicação
O último módulo do Programa de Qualificação para Assessores de Comunicação, promovido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) em parceria com a Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), foi ministrado neste sábado (27), com o curso básico de produção e edição de áudio. Na próxima semana, será marcada reunião com todos os participantes para a entrega dos certificados de conclusão.
O professor universitário Rodolfo Marques, que ministrou a última oficina, disse que o programa de qualificação é importante para instrumentalizar os profissionais de jornalismo que trabalham na assessoria governamental. "Muitas vezes a gente se preocupa apenas com o conteúdo, mas a forma também é importante para atingir o objetivo da comunicação governamental. O rádio, por exemplo, é um meio de comunicação que alcança o grande público, e saber usar bem uma sonora auxilia a aproveitar melhor esse meio de comunicação", disse.
Assessora de imprensa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Paula Portilho participou de várias atividades, entre elas as oficinas de apuração de texto jornalístico e conteúdo e monitoramento que, para ela, foram uma oportunidade de atualização de conhecimento e de estreitar o relacionamento com assessores de outras secretarias. "Tivemos a chance de dialogar com nossos colegas e entender o trabalho das outras secretarias, além de termos novas ferramentas para desenvolver nossas atividades", afirmou.
O Programa de Qualificação para Assessores de Comunicação ofereceu oito cursos, com os seguintes temas: gestão em relações interpessoais, assessoria de comunicação, experiência de atendimento à imprensa, apuração de texto jornalístico, conteúdo e monitoramento, redação oficial e atualização gramatical, básico em fotojornalismo, vídeo e edição de imagem e básico de produção e edição de áudio.