Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANTÃO NO HEMOPA

Pontos turísticos e serviços de saúde e segurança funcionarão no feriado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/10/2017 00h00

Nesta quinta-feira (12), por conta do feriado pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, quando também é comemorado o Dia das Crianças, o Governo do Pará garantirá o funcionamento de pontos turísticos e de serviços essenciais nas áreas de segurança e saúde pública, inclusive com plantão especial na Fundação Hemopa para receber doadores de sangue, já que o número de bolsas no estoque caiu pela metade.

O Parque Mangal das Garças, por exemplo, organizou uma programação especial, com início às 09h30, no entorno do Memorial Amazônico da Navegação. As atividades incluem o Momento Ecozoo e o Teatrinho do Mangal, projetos de educação ambiental e entretenimento, realizados sempre no 1º e 3º domingo de cada mês. Por conta da data, eles foram antecipados, para ofertar mais uma opção gratuita de lazer às famílias. Quem visitar o Mangal nesta quinta-feira, das 09 às 18 h, também poderá aprender mais sobre as borboletas no Momento Ecozoo, e se divertir com a apresentação da peça “A pena e a lei”, da Trupe Vira Rumos.

A Estação das Docas também manterá sua programação normal durante o feriado para atender aos visitantes, das 10 h de quinta às 3 h de sexta-feira.

O Espaço São José Liberto continuará aberto para visitação das 10 às 18 h. No local, os visitantes podem conferir duas exposições: Joias de Nazaré 2017 - “Sentidos da Fé”, na Casa do Artesão/Salão de Exposição, e a mostra de artesanato religioso “Maria de Todos os Santos”, na Capela São José. As duas exposições ficam abertas para visitação até 30 de outubro, com entrada franca.

Convocação de doadores - Diante da grave insuficiência de bolsas no estoque de sangue da Fundação Hemopa, que foi reduzido em 50%, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) manterá o serviço de coleta no feriado, em caráter excepcional, na quinta-feira, das 7h30 às 17 h. O serviço é extensivo à Estação de Coleta Castanheira.

Podem doar sangue: pessoas com boa saúde, entre 16 e 69 anos, e peso acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, assinado e com foto, além de estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três.

A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, Bairro de Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do Shopping Castanheira, na Rodovia BR-316, KM-01. As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. Mais informações pelos números 08002808118 ou 3110-6500.

Hospitais - Durante o feriado, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) manterá serviços de urgência na Unidade de Saúde da Pedreira e no Hospital Abelardo Santos, no Distrito de Icoaraci, nas 24 horas. Os demais estabelecimentos de saúde vinculados a uma fundação e que estão sob a gestão estadual funcionarão em regime de escala, atendendo pacientes referenciados, a exemplo da Santa Casa de Misericórdia do Pará, onde somente o setor de obstetrícia manterá o atendimento normal.

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna atenderá somente emergência obstétrica e psiquiátrica. No Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência somente o setor administrativo não funcionará no feriado. Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e prontos-socorros municipais, administrados por secretarias Municipais de Saúde, funcionarão de acordo com as determinações das prefeituras.

Delegacias - A partir das 18 h desta quarta-feira até 8 h de sexta, a Polícia Civil garantirá plantões 24 horas na Região Metropolitana de Belém, para atendimento de ocorrências e apresentações de prisões em flagrante nas Seccionais de São Brás, Marambaia, Cidade Nova, Icoaraci, Marituba e no Distrito de Mosqueiro.

A Delegacia da Mulher de Belém e a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) atenderão casos de violência contra mulheres e adolescentes, assim como a Divisão de Homicídios funcionará em sistema de plantão, em investigações sobre mortes violentas.

As delegacias de bairro atenderão ocorrências e farão encaminhamentos. No interior, as delegacias e seccionais terão expediente normal durante o dia. Os telefones 190 e 181 estarão disponíveis para acionar a polícia em situações de emergência (190) e para denúncias de crimes em geral (181).