Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Seletiva de Marabá garante seis municípios do sudeste nos Super JEP

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/06/2015 09h24

Marabá encerrou a regional sudeste dos Jogos Estudantis do Pará (JEP), no último final de semana, com a participação de 900 alunos  atletas de doze delegações e um saldo de seis municípios classificados, que montraram um alto nível técnico nas competições. Agora, os alunos atletas devem se preparar para a etapa estadual e tentar uma vaga nos Jogos Escolares da Juventude, maior evento esportivo do Brasil, que ocorrerá em Fortaleza (CE) e Londrina (PR), no segundo semestre.

A etapa estadual, os Super JEP, ocorrerá entre os dias 11 e 17 de agosto, em Belém, reunindo todos os classificados das etapas regionais realizadas desde o mês de maio nos municípios de São Miguel do Guamá, Maracanã, Ponta de Pedras, Moju, Curuçá e Marabá, com a participação de sete mil alunos atletas. Desde as seletivas municipais, os Jogos Estudantis do Núcleo de Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação, já mobilizaram 25 mil alunos das escolas públicas e particulares.

Nas competições em Marabá, de 24 a 27 deste mês, o município de Xinguara foi o campeão do voleibol feminino com os times escola Cinderela (categoria A) e da escola estadual D. Luiz de Moura (categoria B). Já no masculino, a equipe de Tucuruí se destacou nas duas categorias com as equipes da escola Maria Fernandes Alves (categoria A) e da escola Simão Jacinto Reis (categoria B).

Segundo o gerente técnico da competição em Marabá, Mauro Bittencourt, as disputas foram bem acirradas, principalmente com a entrada de municípios do sul do Pará, como Parauapebas, Xinguara e Ourilândia, que classificaram atletas para a estadual nesta regional. “Como não houve a regional sul, esses municípios se uniram aos da região sudeste e tivemos um nível técnico muito bom em algumas modalidades”.

Rondon do Pará – As equipes de Rondon do Pará levaram três títulos do handebol, sendo dois no feminino e masculino, categoria A, pela escola Adolfo M. de Moraes, e um na categoria B, pela escola Dionísio de Carvalho. Já no masculino, o título foi para a equipe do Colégio Monte Castelo, de Marabá.

Já no futsal feminino, categoria A, o destaque foi para o time de Tucuruí, da escola Duciomar Mesquita Brito Botelho. No masculino, os campeões foram os atletas da escola Pedro Peres Fontenelle, de Marabá. Já na categoria B, as campeãs foram as atletas da escola estadual Dr. Romildo e Silva, de Ourilândia. No masculino, foram os alunos da escola Dr. Gaspar Viana, de Marabá.

Basquete - Em chave única, o time de Marabá venceu Tucuruí, no basquete masculino A, destacando os atletas da Escola Estadual Rio Tocantins, que saíram em vantagem nas duas partidas, ganhando de 34 a 08 e de 24 a 10. No feminino A, o campeão foi a escola Ana Pontes Francez, de Tucuruí. Já no feminino B, a equipe da escola Dr. Gaspar Viana, de Marabá, foi classificada para a estadual por ser a única inscrita na modalidade, junto com a equipe masculina da escola Prof.ª. Judith Gomes Leitão, de Marabá.

Nas competições individuais, três atletas de Xinguara foram classificados para a etapa estadual de tênis de mesa: Hellen Claudia de Oliveira Silva, Sara Lima Pessoa e Vitória Cardoso Milhomem. Também se classificaram Mateus Pires, de Parauapebas, André Felipe Gonçalves, Arthur Olegário Martins e Josivan Lucena, de Marabá. No xadrez, os classificados foram Alanis Silva Correa, de Marabá, e Camila de Assis Paiva, Matheus Silva Ramos e Laucídio Bonfim Leal, de Parauapebas.

As competições ocorreram nos ginásios Osorinho, Irmã Theodora, Renato Veloso, Monte Castelo, Deuzuita Melo e da escola Anísio Teixeira. As delegações ficaram alojadas nas escolas João Anastácio, Augusto Morbach, Maria Ilan Jadão, Manoel Cordeiro, Arthur Guerra, Tereza de Jesus, Emília Ferreiro e Ida Valmont. O município de Parauapebas foi o que levou a maior delegação, com 150 atletas, seguido de Tucuruí e Xinguara, com 140 atletas, e de Rondon do Pará, com 120. A etapa dos JEP, no sudeste do Pará, teve o apoio logístico da Prefeitura de Marabá.