Profissionais do Mais Médicos participam de seminário de acolhimento
Com o objetivo de apresentar a situação epidemiológica do Estado, o funcionamento do Sistema de Saúde e o papel dos colegiados do Sistema Único de Saúde (SUS) no controle social, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promove nesta terça-feira (30), àa 9h, o Seminário de Acolhimento do Programa Mais Médicos, no Hotel Regente. O programa trouxe 69 médicos intercambistas brasileiros para trabalhar em 29 municípios paraenses. A vinda dos profissionais é resultado da adesão dos municípios ao Mais Médicos, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
Os médicos que desembarcaram no aeroporto da Base Aérea de Belém no último fim de semana participam do seminário, que terá a apresentação dos médicos estrangeiros e experiências anteriores, caracterização do processo de regionalização no Estado, cenários municipais, situação de saúde no Estado, redes de atenção à saúde, política nacional de atenção básica, média e alta complexidade e avaliação dos participantes. Entre os dias 3 e 4, os profissionais vão para os municípios onde deverão atuar.
Antes da chegada dos profissionais, o Pará contava com 690 médicos do programa, incluindo profissionais cubanos e intercambistas. Há médicos também atuando em quatro Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Já pelo Provab, o Pará conta com 105 médicos. A coordenadora da Comissão Estadual Provab e Mais Médicos no Pará, Sônia Bahia, explica que o objetivo é direcionar os profissionais de saúde para que possam contribuir com o fortalecimento da atenção básica da saúde no Estado. "Os 69 médicos são brasileiros e tiveram formação no exterior, com graduação em Cuba, Bolívia e na Rússia”, diz.
Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais. Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, o governo federal garante mais médicos atuando. A lista dos municípios paraenses que aderiu ao novo edital pode ser conferida no site http://maismedicos.saude.gov.br/.