Programa Minha Casa, Minha Vida entrega 1.352 casas em Bragança
O vice-governador Zequinha Marinho acompanhou na manhã desta terça-feira, 30, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, durante a entrega das 1.352 moradias do residencial João Mota em Bragança, na região do Caeté. A entrega é a primeira das duas programadas para hoje. Nesta tarde, o ministro entrega outras mil casas no residencial Wirland Freire, em Itaituba. Em Bragança, foram destinados R$ 70,3 milhões para a construção das moradias. Ambos os empreendimentos são frutos do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Na oportunidade, Gilberto Kassab destacou que, desde que o programa foi criado, em 2009, já foram entregues mais de 2,3 milhões de casas em todo o país, de um total de 3,7 milhões de unidades contratadas em parcerias com os governos municipais e estaduais, através da Caixa Econômica Federal. Somente em Bragança foram cerca de 2.500 unidades contratadas nas fases 1 e 2 do Minha Casa, Minha Vida. “Este ano, o programa entra na sua terceira fase, na qual mais três milhões de casas serão contratadas. E o que posso garantir é que Bragança não estará de fora”, assegurou Kassab.
Zequinha Marinho, que representou o governo estadual no evento, falou da atual situação do programa no Pará. São quase 28 mil moradias entregues e outras 50 mil para entregar. “Reconhecemos o enorme trabalho que vem sendo feito pelo governo federal nesse sentido e que o desafio é grande”, discursou.
Zequinha informou ainda que um levantamento da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) aponta que, no Pará, mais de 325 mil famílias possuem renda de até três salários mínimos, estando aptas a participarem de programas sociais. “São famílias que precisam dessa ajuda para conseguirem suas casas. Quando estendemos um pouco mais, àqueles que buscam uma adaptação melhor na sua residência, esse número sobe para mais de 1,5 milhões de famílias”, explicou.
A pescadora Maria Soraia Pinto, de 31 anos, foi uma das contempladas com a nova moradia. Já dentro da nova casa com os dois filhos e o marido, ela contou que a casa sempre foi um sonho para mudar de vida. “Só Deus sabia da necessidade que passava com os filhos onde morava. Cansei de perder roupa e móveis por causa da chuva e da correnteza, já que morava era uma área de risco. Então, pra mim, essa casa representa um passo grande para iniciarmos uma nova história. E desta vez, com mais dignidade”, disse.
Além de Gilberto Kassab e de Zequinha Marinho, também participaram da entrega do residencial João Mota o prefeito de Bragança, Nelson Magalhães, o superintendente de Habitação da Caixa Econômica, Wilson Alves, e o ministro de Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho. Além deles, prefeitos de alguns municípios da região, além de vereadores e deputados estaduais e federais, estiveram presentes na cerimônia.