Sedap leva Feira do Pescado à Nova Marambaia neste sábado
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) realiza, neste sábado, 4, mais uma edição da Feira do Pescado, que desta vez será levada ao Centro Comunitário Nova Marambaia, no km 1 da avenida Augusto Montenegro. No total serão postas à venda mais de sete toneladas de pescado e outros produtos derivados da pesca. O serviço será disponibilizado ao público das 8 horas às 14 horas.
As Feiras do Pescado integram a política da Secretaria de estímulo ao consumo de produtos de origem pesqueira para aumentar o mercado consumidor e, com isso, estimular o crescimento da produção pesqueira e aquícola no Pará. “A meta da nossa Diretoria de Pesca para este ano é ampliar a quantidade de feiras realizadas ao longo do ano e interiorizar as ações de maneira a aquecer a produção tanto do setor aquícola quanto dos setores de pesca industrial e artesanal”, afirma o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes.
A Sedap já está montando um cronograma de feiras a serem realizadas na capital e no interior no segundo semestre deste ano. O objetivo é oferecer pescado a preços acessíveis a partir da venda direta das indústrias para o consumidor. Na primeira versão da Feira do Pescado realizada este ano pela Sedap, durante a Semana Santa, foram comercializadas mais de 100 toneladas de peixes e mariscos durante dois dias, em dez pontos da Região Metropolitana de Belém.
Como maior produtor nacional de pescado, o Pará é responsável por 34,41% da produção brasileira. As oportunidades de negócio nessa área estão no beneficiamento e industrialização do pescado, além da produção aquícola (criação de espécies aquáticas). As exportações paraenses no setor geraram, em 2012, perto de US$ 50 milhões em divisas para o Estado, mas ainda há muito espaço para o Pará crescer de forma sustentável.